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dc.contributor.authorMomm, Raquel A., 1973-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T21:10:34Z
dc.date.available2021-04-07T21:10:34Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70157
dc.descriptionOrientadora: Dra. Jane Mendes Ferreira Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/07/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 200-209pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese visa mostrar que o medo continua presente na vida do estrategista da PME após a consolidação do seu empreendimento, uma vez que ele é o responsável pela formulação, implementação e controle da estratégia. Como a gestão das PMEs não ocorre por processos rígidos ou conselho de diretores, o estrategista, enquanto indivíduo, é o centro do processo decisório. Estudos em estratégia são, predominantemente, realizados com CEOs de grandes corporações, fazendo com que ao chegarem às PMEs, sejam adaptações nem sempre bem feitas, pois estas não são miniaturas de grandes empresas. Além disso, os estudos acabam por privilegiar aspectos racionais do processo decisório, de modo que há relevante espaço para investigação sobre o papel das emoções, dentre as quais o medo vivenciado pelo estrategista da PME no processo estratégico. O estudo apresenta as emoções e a razão como componentes mutuamente complementares no processo decisório, e não contraditórios a ele. O objetivo é investigar como o estrategista da PME regula o medo durante o processo estratégico. A base teórica é o Interacionismo Simbólico, mediante a utilização, sobretudo, da Definição de Situação, da Tomada de Papéis e da Metáfora Dramatúrgica. O método utilizado é o estudo qualitativo básico. A escolha dos participantes foi intencional e o número de entrevistados não foi definido a priori. Os resultados confirmam que o medo acompanha a trajetória do empresário mesmo após o negócio estar consolidado. Entre as categorias que emergiram estão os medos do passado, de perder a reputação, de ser patrão, os medos do futuro, de setores específicos e relativos a aspectos financeiros. O estrategista sabe que o medo não faz parte do script do papel que ele está a desempenhar e, por isso, utiliza mecanismos para regulá-lo de modo a alcançar o gerenciamento da impressão do outro. Utiliza mecanismos que o ajudam a regular o medo, como ignorá-lo, buscar informações, planejar, focar no operacional, racionar emoções e utilizá-lo como motivador. Contribuições teóricas e práticas são apresentadas ao final do trabalho e estudos futuros são recomendados. Palavras-chave: Estrategista da PME; Regulação das Emoções; Processo Decisório Estratégico; Interacionismo Simbólico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The thesis defended is that fear remains present in the life of the SME strategist after his venture is consolidated. He is responsible for formulating, implementing and controlling the strategy. As the management of SMEs does not occur by rigid processes or board of directors, it is the strategist as an individual the center of the decision-making process. But the studies in strategy are carried out predominantly with CEOs in large corporations. Thus, the changes produced in strategies that reach as SMEs occur in the form of adaptations not always well made, because SMEs are not miniatures of large companies. In addition, the studies end up privileging the rational aspects of the decision-making process so that there is relevant space for research on the role of emotions, including fear, experienced by the SME strategist in the strategic process. In this thesis, emotions and reason are presented as mutually complementary components in them se decision-making process, and not as contradictory. The objective was to investigate how the SME strategist regulates fear during the strategic process. The theoretical basis is Symbolic Interactionism, mainly using the Definition of Situation, the Making of Roles and the Dramaturgical Theory. The method used was the basic qualitative study. The choice of participants was intentional, and the number of interviewees was not defined a priori. The results confirm that fear follows the trajectory of the entrepreneur even after the business is consolidated. Among the categories of fear that have emerged are fears in the past, fear of losing reputation, fear of being boss, fears of the future, fears of specific industrial sectors and fears about financial aspects. The strategist knows that fear is not part of the script of the role he is playing, so he uses mechanisms to regulate it to achieve the management of the other's impression. They use mechanisms to help them regulate fear such as ignoring it, seeking information, planning, focusing on the operational, ration emotions, and using fear itself as a motivator. Theoretical and practical contributions are presented at the end of the work and future studies are recommended. Keywords: SME Strategist; Regulation of Emotions; Strategic Decision-Making Process; Symbolic Interactionismpt_BR
dc.format.extent210 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEstrategiapt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleA regulação do medo do estrategista da pequena e média empresa no processo estratégicopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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