• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise de conteúdos de embriologia em livros didáticos do ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BRUNO DE SOUZA NOGUEIRA.pdf (4.881Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Nogueira, Bruno de Souza, 1958-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O livro didático é um meio de difusão do conhecimento e vem sendo uma das principais fontes de pesquisa e auxílio para as aulas de Biologia. Além de ser um apoio ao ensino, é um influenciador na organização do currículo e na forma com que as aulas são ministradas. O presente trabalho teve como objetivo a análise do conteúdo de Embriologia em livros didáticos de Biologia destinados ao ensino médio, disponibilizados às instituições públicas brasileiras de ensino através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e propor um texto destinado a compor um capítulo de livro considerado ideal dentro dos critérios de transposição didática do conteúdo, bem como a qualidade das imagens. Tendo em vista a importância dada ao livro didático tanto na seleção dos conteúdos a serem ministrados, quanto para os encaminhamentos metodológicos, buscou-se, através da análise dos materiais, observar de que forma os conteúdos relacionados a Embriologia animal e humana são apresentados. O ensino de Embriologia tem um alto nível de complexidade, principalmente devido à ocorrência de rápidas e extensas mudanças morfológicas, de modo que os embriões apresentam morfologia bastante variável ao longo do período embrionário, sendo completamente distinta dos organismos adultos. Essa dificuldade pode ser superada com o auxílio de materiais que contemplem um conjunto de ilustrações e atividades propostas que possam desempenhar o papel de facilitar a compreensão dos temas a ele atrelados. Para se chegar aos objetivos propostos, foram utilizados instrumentos de análise que possibilitaram uma visão, tanto de conceitos, quanto dos elementos gráficos presentes nos livros didáticos, bem como, das atividades que estão presentes nos materiais. O trabalho resultou na produção de um capítulo de embriologia, com ênfase no desenvolvimento embrionário humano, como predita os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), composto de texto explicativo, imagens e atividades. O capítulo foi organizado tanto para ser utilizado como material impresso, em PDF, quanto digital, na forma de uma página na internet, desenvolvido através do Google Sites. Palavras-chave: Embriogênese. Ensino de Biologia. Transposição Didática.
     
    Abstract: Textbooks can spread knowledge and have been one of the main sources of research and assistance for Biology classes. In addition to supporting teaching, it influences the curriculum and teaching methodologies. The present work aimed to analyze the content of Embryology in Biology textbooks for high school, made available to Brazilian public educational institutions through the National Book and Teaching Material Program (PNLD-2018) and to propose a text intended to compose a book chapter considered ideal within the criteria of didactic transposition and topics covered. In view of the importance given to the textbook both in the selection of the contents to be taught, and for methodological referrals, the materials, were analyzed to observing how the contents related to animal and human embryology were presented. Embryology teaching has a high level of complexity, mainly due to the occurrence of rapid and extensive morphological changes, so that embryos present quite variable morphology throughout the embryonic period, being completely different from adult organisms. This difficulty can be overcome with the help of materials that include a set of illustrations and proposed activities that can facilitate the understanding of the themes linked to it. To reach the proposed objectives, analysis instruments were used that allowed a view of both concepts and the graphic elements present in the textbooks, as well as the activities that are present in the materials. The work resulted in the production of an embryology chapter, with emphasis on human embryonic development, as predicted by the National Curriculum Parameters (PCN), composed of explanatory text, images and activities. The chapter was organized both for use as printed material, in PDF, and digital, in the form of a page on the internet, developed through Google Sites. Keywords: Embriogenesis. Biology teaching. Didactic transposition
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69970
    Collections
    • Dissertações [93]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV