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dc.contributor.advisorTeles, Margarete Araújo, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Michele Schwendler, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T18:00:28Z
dc.date.available2021-02-26T18:00:28Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69532
dc.descriptionOrientadora : Margarete Araújo Telespt_BR
dc.descriptionProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de Turismo Rural Pedagógico de base agroecológica na propriedade Chão de Gaia, com base em análise quanto aos projetos consolidados (Família Schroeder, Sítio Bela Vista e Terrinha Cultural) levantados durante a pesquisa. Foi realizada uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, em fontes bibliográficas e a campo por meio entrevistas semiestruturadas e observação assistemática. Interligando o problema central "De que forma inserir o Turismo Rural Pedagógico em propriedades agroecológicas?", o objetivo geral foi o de "Desenvolver um projeto de turismo rural pedagógico de base agroecológica na propriedade Chão de Gaia". A justificativa para tal baseia-se no Turismo Rural Pedagógico enquanto importante ferramenta de transformação social e na necessidade do desenvolvimento de atividades turísticas em meio rural por meio de abordagens que condizam com as práticas e pressupostos da sustentabilidade. Constatou-se as variáveis que permeiam o Turismo Rural Pedagógico e a agroecologia, além de identificadas as demandas, interesses e potencialidades na propriedade foco. Por fim, elenca-se a elaboração de um projeto para a inserção do segmento alinhado aos preceitos agroecológicos, bem como a descrição das etapas necessárias, profissionais e parceiros envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aimed to develop an agro-ecological Pedagogical Rural Tourism project in "Chão de Gaia" property, based on an analysis of the consolidated projects (Schroeder Family, Bela Vista Site and Terrinha Cultural) raised during the research. A qualitative, exploratory research was conducted in bibliographic and field sources through semi-structured interviews and asymmetric observation. Linking the central problem "How to insert the Pedagogical Rural Tourism in agroecological properties?", the general objective was "To develop a project of agroecological pedagogical rural tourism in the Chão de Gaia property". The justification for this is based on Pedagogical Rural Tourism as an important tool for social transformation and on the need to develop tourism activities in rural areas through approaches that are consistent with sustainability practices and assumptions. It was verified the variables that permeate the Pedagogical Rural Tourism and Agroecology, besides identifying the demands, interests and potentialities in the focus property. Finally, the elaboration of a project for the insertion of the segment aligned with the agroecological precepts, as well as the description of the necessary steps, professionals and partners involved.pt_BR
dc.format.extent89 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleTurismo rural pedagógico em propriedades agroecológicas : projeto de inserção no espaço "Chão de Gaia"pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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