• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Turismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Turismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A criança e o turismo : proposta de interpretação patrimonial do Museu Paranaense, em Curitiba, para o público infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MELVIN DOUGLAS SOUZA SIQUEIRA.pdf (3.657Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Siqueira, Melvin Douglas Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo compreende uma contextualização do turismo cultural e do turismo pedagógico, com destaque ao patrimônio museológico e com ênfase ao Museu Paranaense, na Cidade de Curitiba, pela sua importância histórica e cultural para o Estado do Paraná. Com a hipótese levantada de que a interação das crianças neste museu é insatisfatória, procurou-se perceber se as mídias interpretativas causam diferença na motivação do público infantil nos museus e quais seriam as mídias adequadas para esse público no Museu Paranaense. A partir disto, indica-se como projeto a elaboração de um Plano Interpretativo do Museu Paranaense para o público infantil, de modo a atender as necessidades cognitivas das crianças. Utilizou-se, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no fichamento de leituras para a coleta de dados, assim como uma pesquisa de campo, onde empregaram-se formulários, roteiros de observação e uma entrevista semi-estruturada em três museus no Brasil, com suporte ao método comparativo. A partir dos resultados, verificou-se que o Museu Paranaense necessita investir na interatividade infantil para atender melhor às crianças, já que os visitantes entrevistados reconhecem a importância atribuída ao museu, porém não constatam o seu fator lúdico. Estes dados permitiram a concepção do plano interpretativo, que auxiliará aos turistas e moradores locais.
     
    Abstract : This study comprises a contextualization of cultural tourism and pedagogical tourism, with attention on museum heritage and with emphasis on the Paranaense Museum, in the city of Curitiba, for its historical and cultural importance for the State of Paraná. With the hypothesis that the interaction of children in this museum is unsatisfactory, it?s possible perceive if interpretive media make a difference in the motivation of children in museums and which would be the appropriate media for this public in the Paranaense Museum. From this, it is indicated as a project to elaborate an Interpretive Plan of the Paranaense Museum for children?s public, in order to meet the cognitive needs of children. Was used, as a methodology, a bibliographic and documentary research based on the record of readings for data collection, as well as a field research, which used forms, observation scripts and a semi-structured interview in three museums in Brazil, with support to the method comparative. From the results, it was found that the Paranaense Museum requires investing in child interactivity to receive better children, as the interviewed visitors recognize an importance attributed to the museum, but do not find its playful factor. These data allow the elaboration of the interpretive plan, which will help tourists and local residents.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69531
    Collections
    • Turismo [236]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV