• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016040P5 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016040P5 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação dos fenômenos de transporte para eletrorremediação de vanádio de catalisador de craqueamento catalítico de petróleo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - AMANDA BROSKA DA CRUZ DENIZ.pdf (1.771Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Cruz, Amanda Broska da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os processos de refino de petróleo vêm sendo constantemente otimizados devido aos custos de produção, tal fator tem incentivado as indústrias de refino de petróleo a projetar unidades de craqueamento catalítico em leito fluidizado com maiores participações de resíduos atmosféricos pesados. Os avanços tecnológicos também estão focados no desenvolvimento de novos catalisadores de craqueamento para frações pesadas de petróleo e na melhoria das composições catalíticas existentes, porém após sua utilização na unidade de Craqueamento Catalítico Fluidizado (FCC) este catalisador é denominado resíduo e a indústria petroquímica tem gerado uma grande quantidade. O resíduo que provém do processo de craqueamento catalítico de leito fluidizado é composto em sua íntegra pelo catalisador desativado que foi utilizado neste processo e que apresenta em sua composição química basicamente tetraedros de sílica e alumínio, terras raras, além de uma quantidade apreciável de níquel e vanádio oriundos do petróleo e que acabam desativando o catalisador. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho da técnica de remediação eletrocinética para a remoção do vanádio, buscando avaliar os fenômenos de transporte envolvidos. O melhor custo energético envolvido foi de 0,25 US$.t-1 de catalisador. Observou-se que a migração é o fenômeno de maior relevância nos testes de remediação, sendo que para a melhor condição de remediação, o fluxo migracional representou cerca de 87% da remoção de vanádio. Palavras-chave: Catalisador. Craqueamento catalítico de leito fluidizado. Remediação eletrocinética. Fenômenos de transporte. Remoção de Vanádio.
     
    Abstract: Petroleum refining processes have been constantly being optimized due to production costs. This factor has encouraged the oil refining industries to design catalytic cracking units in fluidized bed with greater participation of heavy atmospheric residues. Technological advances are also focused on the development of new cracking catalysts for heavy oil fractions and on the improvement of existing catalytic compositions, but after their use in the FCC unit this catalyst is called waste and the petrochemical industry has generated a large amount. The residue from the fluidized bed catalytic cracking process is composed in its entirety by the deactivated catalyst which has been used in this process and which has in its chemical composition basically silica and aluminum tetrahedra, rare earths, in addition to an appreciable amount of nickel and vanadium from the oil and which eventually deactivating the catalyst. In this way, this work aims to evaluate the performance of the electrokinetic remediation technique for vanadium removal, aiming to evaluate the transport phenomena involved. The best energetic cost involved was 0.25 US$.t-1 of catalyst. It was observed that migration is the most relevant phenomenon in the remediation tests, and for the best vanadium remediation condition, the migration flow represented about 87% of the removal. Keywords: Catalyst. Catalytic cracking of fluidized bed. Electrokinetic remediation. Transport phenomena. Removal of Vanadium.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69292
    Collections
    • Teses [73]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV