Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTartas, André Luiz, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherScarinci, Silvana Ruffier, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherAugustin, Kristina, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T16:39:12Z
dc.date.available2021-12-20T16:39:12Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69171
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Silvana Ruffier Scarincipt_BR
dc.descriptionCoorientação: Profa. Dra. Kristina Augustinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 13/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 99-102pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Musicologia Histórica/Etnomusicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A obra Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) de De Machy foi o primeiro livro para viola da gamba solo a ser publicado na França. No prefácio (Avertissement), o autor revela a sua visão sobre a viola da gamba e especifica questões sobre o modo de tocar, ler e escrever para o instrumento. O objetivo da pesquisa é o de investigar as propostas de De Machy sobre o estilo, ensino, técnicas e ornamentação da viola da gamba solo. A publicação recebeu críticas à época, e desde a redescoberta da viola da gamba no século XX o nome de De Machy foi desconsiderado inclusive entre os gambistas. A pesquisa vem somar-se às publicações e gravações recentes que ampliam a relevância da obra de De Machy, e contribui para fomentar a pesquisa sobre a viola da gamba no Brasil. Palavras chave: De Machy. Viola da gamba. Tablatura. Pieces de Violle. Música Antiga. Performance Historicamente Informada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) by De Machy was the first book for viola da gamba solo to be published in France. In the preface (Avertissement), the author reveals his vision of the viola da gamba and specifies questions about how to play, read and write for the instrument. The aim of the research is to investigate De Machy's proposals on the style, teaching, techniques and ornamentation of the viola da gamba solo. The publication received criticism at the time, and since the rediscovery of the viola da gamba in the 20th century, the name of De Machy has been disregarded even among viol players. The research is added to the recent publications and recordings that increase the relevance of De Machy's work, and contributes to foster research on the viola da gamba in Brazil. Keywords: De Machy. Viola da gamba. Tablature. Pieces de Violle. Early Music. Historically Informed Performance.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (107 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectDemachypt_BR
dc.subjectViola da gambapt_BR
dc.subjectTablatura (Notação musical) - Françapt_BR
dc.titlePieces de violle en musique et en tablature : a visão de De Machy sobre a viola da gambapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples