O uso das imagens fotográficas de destinos turísticos em processos de venda em agências de viagens
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso das imagens fotográficas de destinos turísticos em processos de venda nas agências de viagens. Considera-se esta pesquisa importante para os empreendedores e profissionais de agências de viagens, pois as informações aqui apresentadas, podem contribuir para o conhecimento e para futuros estudos, mais aprofundados e direcionados a partir do que aqui foi encontrado. O presente estudo tem abordagem qualitativa e é caracterizada como exploratório, fez uso de pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados optou-se por entrevistas. Os entrevistados foram contatados por meio de indicação e contato direto com agências de viagens de Paranaguá, Curitiba e Guaratuba, por meio da internet. Foram entrevistados 11 profissionais, 2 para pré-teste, momento em que o processo precisou ser reavaliado em suas estratégias de abordagem e comunicação. Os relatos dos demais foram contemplados no estudo. Tiveram duração entre 10 a 25 minutos, com auxílio de gravador de voz. As percepções apontadas por estes profissionais sugerem que a imagem fotográfica sempre é utilizada em processos de vendas, e que é de suma importância e facilita no fechamento da venda, desde que remeta fielmente a realidade do destino, que seja uma imagem classificada como "séria" e a composição favoreça o destino. A fotografia na opinião dos entrevistados deve realçar a beleza e ser fiel ao destino. Entende-se que cada agência tem sua própria característica e seu modelo de venda. Então para que uma viagem seja finalizada, não basta somente o destino ser "belo", mas também que tenha outros componentes como, hospedagens, equipamentos e serviços, atrativos turísticos, infraestrutura local entre outros