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dc.contributor.advisorLima, Cristina de Araújo, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Natália Pereira, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Mariano de Matospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbanopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T18:07:09Z
dc.date.available2022-03-22T18:07:09Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68945
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cristina de Araújo Limapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Mariano de Matos Macedopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 23/10/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 151-156pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Dinâmicas Urbanaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta é uma dissertação para obtenção do título de Mestre que busca entender o significado do caminhar a partir das características do Desenho Urbano na Ponta D'areia em São Luís (MA). Para tal, a metodologia adotada consistiu em analisar de maneira integrada física e socialmente, por meio da associação de métodos qualitativos e quantitativos. Tendo adotado o método observacional, tem-se como principal instrumento de pesquisa uma Planilha de Pesquisa de Campo para tabulação dos atributos dos espaços públicos que se relacionam diretamente com a percepção dos pedestres. Para registro de levantamento in loco, utilizam-se fotos, tabelas e mapeamentos comparativos. Por fim, a partir do processamento de dados levantados em campo observou-se que muitos aspectos da Caminhabilidade no trecho são desfavoráveis aos pedestres, especialmente quanto a acessibilidade das calçadas e a segurança das ruas. Palavras-Chave: Caminhabilidade. Mobilidade Urbana. Desenho Urbano. São Luís (Maranhão).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research has the aim to obtain the title of Master of Science degree. The purpose of this study seeks to understand the meaning of walk from the characteriscs of Urban Desing of Ponta D'areia in São Luís. To do so, the adopted methodology consisted of a physical and social integrated analisys, using both qualitative and quantitative methods in association with each other. Having adopted the observational method, the mainly used research instrument is a Field Research Spreadsheet in order to tabulate the public spaces atributes which relate directly with pedestrian perception. Photographs, tables and mapping are used in order to create a on-site record. Lastly, from the processing of data collected in the field, it was observed that many aspects of Walkability are unfavorable to pedestrians, especially regarding the accessibility of sidewalks and the safety of streets. Keywords: Walkability. Urban Mobility. Urban Design. São Luís (Maranhão).pt_BR
dc.format.extent174 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDesenho urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.titleA relação entre o caminhar e o desenho urbano no contexto da valorização do automóvel : estudo avaliativo da Ponta d'Areia em São Luís - MApt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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