dc.description.abstract | Resumo: Considerando o cenário problemático do processo de ensino-aprendizagem de ciências exatas, o presente projeto temático surge como uma alternativa às práticas tradicionais de ensino de física, baseadas em memorização de fórmulas e conceitos de maneira descontextualizada. Em oposição a isto, buscou-se a elaboração de encontros que possibilitassem a aplicação de conceitos aprendidos no Ensino Médio ao estudo dos fenômenos naturais, contemplando os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti: problematização, organização e aplicação do conhecimento, e os Princípios Básicos do Ensino de Libâneo. Assim, foram elaborados dez encontros, divididos conforme os fenômenos naturais a serem estudados: Terremotos, Vulcões, Precipitação, Raios, Furacão, Cores do Céu, Radiação Solar, Aurora Boreal, Cometa Halley e Marés, sendo que a cada um deles foi associado um conteúdo de física geral que explica o comportamento do fenômeno: Ondas Mecânicas, Viscosidade de Fluidos, Mudanças de Estado Físico, Plasma, Pressão, Ondas Eletromagnéticas, Efeito Fotoelétrico, Campo Magnético, Leis de Kepler e Gravitação. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Gabriel de Lara, localizado na cidade de Matinhos, no litoral paranaense, e contou com a participação de 34 alunos do Ensino Médio. Esperou-se que o projeto fosse capaz de estimular a curiosidade e a capacidade de reflexão dos alunos participantes quanto aos conteúdos apresentados, por meio do uso de estratégias de ensino diversas e com o intuito de aumentar a motivação dos alunos para aprender, desfazendo o paradigma de que estudar física é complicado e desinteressante. | pt_BR |