• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto Temático – Fenômenos naturais e a Física : uma abordagem alternativa para o ensino de Física no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    OLIVEIRA, CAROLINE APARECIDA FERNANDES.pdf (31.76Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Oliveira, Caroline Aparecida Fernandes de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Considerando o cenário problemático do processo de ensino-aprendizagem de ciências exatas, o presente projeto temático surge como uma alternativa às práticas tradicionais de ensino de física, baseadas em memorização de fórmulas e conceitos de maneira descontextualizada. Em oposição a isto, buscou-se a elaboração de encontros que possibilitassem a aplicação de conceitos aprendidos no Ensino Médio ao estudo dos fenômenos naturais, contemplando os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti: problematização, organização e aplicação do conhecimento, e os Princípios Básicos do Ensino de Libâneo. Assim, foram elaborados dez encontros, divididos conforme os fenômenos naturais a serem estudados: Terremotos, Vulcões, Precipitação, Raios, Furacão, Cores do Céu, Radiação Solar, Aurora Boreal, Cometa Halley e Marés, sendo que a cada um deles foi associado um conteúdo de física geral que explica o comportamento do fenômeno: Ondas Mecânicas, Viscosidade de Fluidos, Mudanças de Estado Físico, Plasma, Pressão, Ondas Eletromagnéticas, Efeito Fotoelétrico, Campo Magnético, Leis de Kepler e Gravitação. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Gabriel de Lara, localizado na cidade de Matinhos, no litoral paranaense, e contou com a participação de 34 alunos do Ensino Médio. Esperou-se que o projeto fosse capaz de estimular a curiosidade e a capacidade de reflexão dos alunos participantes quanto aos conteúdos apresentados, por meio do uso de estratégias de ensino diversas e com o intuito de aumentar a motivação dos alunos para aprender, desfazendo o paradigma de que estudar física é complicado e desinteressante.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68813
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Física [3]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV