dc.contributor.advisor | Rosa, Selma dos Santos, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Shimabucuro, Kleber Kiyomassa | pt_BR |
dc.contributor.other | Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T21:04:49Z | |
dc.date.available | 2020-10-05T21:04:49Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68773 | |
dc.description | Orientador : Selma dos Santos Rosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Computação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No início da década de 50 era desenvolvido o que hoje se assemelha ao que chamamos de videogame. Desde então os games digitais foram ganhando espaço ao longo dos anos no mercado mundial, como principal objetivo o entretenimento. Com o avanço da tecnologia, da programação de softwares e a acessibilidade aos recursos tecnológicos, entidades governamentais, privadas e educacionais, passaram a explorar o mercado de games digitais, mas com uma vertente: explorar o uso dos games para fins educacionais, classificados como Serious Games. Com vistas ao desenvolvimento de aplicações para o ensino-aprendizagem, propomos compreender as etapas de desenvolvimento de um Serious Games, voltado ao ensino de gramática. O projeto nasce de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal), cuja proposição é o desenvolvimento de um "Serious Games", intitulado IGLO – Interactive Games To Learn (portuguese) orthography, destinado a alunos da Educação Básico de Portugal equivalentes ao período do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 76 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação - Informatica | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias - Educação | pt_BR |
dc.title | Serious games : uma proposta para o ensino de gramática no ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |