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dc.contributor.advisorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Neiva Maria de Jesus, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T21:32:13Z
dc.date.available2020-10-01T21:32:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68732
dc.descriptionOrientador : Carlos Roberto Beleti Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os jogos e brincadeiras sempre fizeram parte de nossas vidas como algo comum e corriqueiro desde a tenra idade. Ao longo da história, os jogos e brincadeiras foram tilizados para ensinar e entreter de várias formas, como na Grécia Antiga e o início dos jogos olímpicos até os nossos jogos digitais atuais. Os jogos evoluíram ao longo da humanidade e foram tilizados em ensino e aprendizagem ao longo dos séculos e atualmente existem jogos criados para finalidades variadas, como por exemplo, a Educação. A Aprendizagem Baseada em Jogos é uma definição do uso de jogos criados com a finalidade de ensinar. Este trabalho de conclusão de curso procura apresentar uma proposta pedagógica para a inserção de jogos educativos como material ou recurso didático em sala de aula baseada na aprendizagem baseada em Jogos e inserção de tecnologias e inovação no ensino e aprendizagem. A resente proposta busca demonstrar de forma prática e investigativa, com os dados coletados durante sua aplicação, as possibilidades de utilização de jogos educativos no ensino. Também visa auxiliar na criação e desenvolvimento de atividades dentro de sala de aula com o uso de jogos educativos. Para demonstrar o desenvolvimento de uma aula com a utilização de jogos, foi desenvolvido uma atividade com a aplicação de um jogo criado para o ensino de conceitos de computação básica. A atividade foi aplicada em duas instituições de ensino públicas com resultados que demonstraram o interesse, engajamento e a motivação dos alunos em participar da atividade. Após a atividade, os alunos buscavam a verificação das respostas corretas e suas devidas explicações naturalmente. A interação entre alunos e professores e o debate sobre o assunto da atividade e relações com o cotidiano foi observado. Motivação, interesse e engajamento foram outros resultados verificados. Utilizando novas propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Jogos acredita-se que inovar em sala de aula será cada dia mais fácil e prazeroso para professores e alunos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos educativos - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolaspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleProposta pedagógica para o ensino e aprendizagem baseada em jogos educativospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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