• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Internet das coisas robóticas aplicadas ao ensino de programação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GABRIEL JAIME ALVES.pdf (7.939Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Alves, Gabriel Jaime, 1998-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com a convergência tecnológica, inúmeros dispositivos foram desenvolvidos e em se popularizado. Nesse meio, se encontram os dispositivos conhecidos como Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things (IoT), que possibilitam a criação e desenvolvimento de ambientes interativos não se limitando apenas a computadores, mas sim incorporando conectividade com objetos do nosso dia a dia. A IoT se desdobra em diversos ramos e áreas de atuação, e uma dessas áreas é a Internet das Coisas Robóticas, do inglês, Internet of Robotic Things (IoRT), que está relacionada aos dispositivos inteligentes que são capazes de monitorar, captar e interpretar dados de diversas fontes de sensores, além de forjar a melhor ação para um determinado ambiente, e assim manipulá-lo. Outra área a ser relacionada a IoT é a Educação, visto que a maneira como a tecnologia transformou e moldou a sociedade visando auxiliar, simplificar e automatizar tarefas não deixou a escola para trás, auxiliando tanto como recurso educacional, quanto atuando como um facilitador no processo de ensino e de aprendizagem. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo construir um protótipo para auxiliar no ensino e também na popularização e divulgação de conceitos na área da Internet das Coisas e Internet das Coisas Robóticas. O desenvolvimento do protótipo foi concluído, porém observou-se que ele precisa ser aprimorado. Além disso, desenvolveu-se uma sequência didática para a utilização do protótipo, porém não foi possível aplicá-lo para mensurar a sua eficácia como instrumento de auxilio no processo de ensino e aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68727
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV