dc.description | Resumo: A problemática da droga com suas sérias consequências apresenta-se de maneira visível e notória na sociedade, onde constata-se os efeitos da mesma com danos e prejuízos aos que dela fazem uso. Nosso universo insere-se num processo de rápidas mutações onde nada é estático e os mais variados segmentos passam por profundas modificações. Diante desta situação, procurou-se verificar a manifestação da opinião dos professores da Rede Estadual de Ensino, sobre a possibilidade de um Programa Interdisciplinar de forma articulada que busque a prevenção do uso das drogas, por meio de valorização da vida de cada educando através de assuntos embutidos nas disciplinas do currículo. Trabalho este realizado junto a uma amostra de 80 professores atuantes em todas as disciplinas de 1º e 2º graus, através de pesquisa de campo de caráter teórico, onde foram abordadas várias questões com o propósito de conseguir dos componentes da amostra, respostas e informações significativas para fornecer subsídios ao presente trabalho. Esta situação da droga obriga a sociedade de nosso tempo a pensar e repensar constantemente sobre o complexo tema. A escola não pode ficar alheia ao problema, uma vez que esta encontra-se inserida no contexto, recebendo o aluno dessa sociedade, com todo seu potencial, formação, informação e necessidade citando estar preparada para trabalhar com as consequências oriundas do produto dessa sociedade que É o nosso educando. O problema das drogas É hoje uma realidade dentro e próxima ã escola, que cada dia ganha mais espaço no cenário internacional. Conclui-se que ainda não há uma tradição acadêmica na área educacional que trate de maneira sistêmica do problema das drogas. Ainda há muito preconceito para tratar da mesma, devendo haver a necessidade e sensibilidade voltada a uma pra tica de educação preventiva e que realmente seja pensado, re produzido e sistematizado atividades decisivas interdisciplinares para prevenção às drogas no currículo escolar. | pt_BR |