Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Mayla Cristina, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorNeto, Rosiclea Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T17:47:21Z
dc.date.available2020-09-15T17:47:21Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68657
dc.descriptionOrientadora : Mayla Cristina Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo :O atual cenário econômico mundial é marcado pelo acirramento da concorrência entre empresas, devido à globalização dos mercados. Nesse ambiente competitivo, as ferramentas gerenciais utilizadas são essenciais para a tomada de decisões das organizações. As indústrias automobilísticas têm sofrido várias mudanças no mercado, ao longo dos últimos dez anos, como consequência das turbulências da economia. O estudo tem como objetivo verificar a concentração no mercado por meio do índice HHI. Além de avaliar as estratégias das principais montadoras de veículos de passageiros no Brasil. Com este levantamento de dados, podemos ter informações coerentes para tomada de decisão, trazendo transformações significativas sem causar impactos, ou seja, que quebram paradigmas que venham a impacta vendas negativas nas indústrias. Espera-se que as montadoras estejam preparadas para esta revolução que se apresenta repleta de oportunidades, principalmente para aquelas que souberem se adaptar aos novos formatos de faturamento e de lucratividade, e para aquelas capazes de transformar o modelo de negócio tradicional a partir do entendimento do cenário atual e das projeções para o futuro. Por meio do cálculo baseando-se no faturamento de 2017 das vinte maiores empresas do setor, encontrou-se um índice alto e representativo de concentração nesse mercado, o que sugere a realização de novos estudos para a verificação dos aspectos que possam causar externalidades decorrentes desta concentração.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (56 p.) : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAutomoveis - Comérciopt_BR
dc.titleEstrutura de mercado das empresas automobilísticas : análise da concentração no Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record