dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Liliam Maria Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.other | Guimarães, Heuzer Saraiva | pt_BR |
dc.contributor.other | Mota, Casemiro José | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino | pt_BR |
dc.contributor.other | Fundação Educacional do Norte Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T13:28:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T13:28:02Z | |
dc.date.issued | 1992 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68646 | |
dc.description | Orientadora : Araci Asinelli da Luz
Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |