Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Liliam Maria Cardosopt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Heuzer Saraivapt_BR
dc.contributor.otherMota, Casemiro Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensinopt_BR
dc.contributor.otherFundação Educacional do Norte Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T13:28:02Z
dc.date.available2022-10-11T13:28:02Z
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68646
dc.descriptionOrientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Motapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de Ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleInfluência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciênciaspt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples