Gestão do conhecimento : estudo de caso do setor de produtos e serviços do Sicoob Meridional
Resumo
Resumo :O conhecimento pode ser visto como um mecanismo cada vez mais importante nas organizações. A gestão do conhecimento quando está bem inserida e estruturada no ambiente de trabalho, traz inúmeros benefícios para o desempenho organizacional, uma vez que é vital a disseminação do conhecimento. Este estudo pretende analisar e compreender como o compartilhamento de conhecimento no ambiente de trabalho pode contribuir para desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo setor de Produtos e Serviços (P&S) como um todo. O modelo SECI, sigla gerada do princípio: socialização, externalização, combinação e internalização, dos autores Nonaka e Takeuchi, a técnica Job Rotation (Rotação de Cargos), além de outros assuntos sobre conhecimento e informação foi o que apoiou o desenvolvimento deste artigo. Através deste contexto, foi possível identificar que o setor de P&S da Cooperativa Sicoob Meridional está em contínuo crescimento no quesito aprendizagem, mas levando em conta que toda organização necessita de constantes melhorias, foi pensando em sugestões e ideias que possam contribuir positivamente para atingir a excelência no suporte prestado para os cooperados do Sicoob Meridional.