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dc.contributor.advisorBarros, Claudio Marcelo Edwards, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.creatorOliveira, Caroline Szpanick dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T16:29:13Z
dc.date.available2024-12-18T16:29:13Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68132
dc.descriptionOrientador : Claudio Marcelo Edwards Barrospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo :Este estudo refere-se à avaliação do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor das empresas distribuidoras de energia elétrica, bem como à verificação de correlação entre o índice da ANEEL com indicadores de desempenho e de valoração. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratória e descritiva quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos utilizou-se tipologia de pesquisa documental e bibliográfica, aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa. Para entender o índice da ANEEL, foi realizado um estudo na literatura especializada da área, desde a reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro, órgãos reguladores, agentes de mercado, ambiente de contratação regulado e livre, bem como eficiência energética e sustentabilidade. Para responder a questão de pesquisa, utilizou-se amostra de 19 empresas distribuidoras de energia elétrica listadas na bolsa de valores no período de 2010 a 2016. Trata-se de um estudo hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. A variável dependente de pesquisa é o próprio índice da ANEEL. Tem como variáveis independentes os indicadores de desempenho e os de valoração. São elaboradas 4 hipóteses de pesquisa, sendo 2 para correlação entre o fator Iasc e fator de desempenho e 2 para correlação entre o fator Iasc e fator de valoração. Para a correlação entre fator Iasc e fator de desempenho é rejeitada a hipótese nula, que afirma que não há correlação entre o fator Iasc e o fator de desempenho, sendo relevantes ao nível de significância de 1%. Para a correlação entre fator Iasc e fator de valoração não se pode rejeitar a hipótese nula, que afirma que não há correlação entre o fator Iasc e o fator de valoração, devido ao p-valor ser superior a 5%. Estes resultados sustentam a dedução de que o Iasc pode aumentar o desempenho das empresas distribuidoras de energia elétrica, porém, não é possível afirmar se existe relação do Iasc no aumento de valor das empresas estudadas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Energia Elétrica (Brasil)pt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleAvaliação do índice ANEEL de satisfação do consumidor das empresas distribuidoras de energia elétrica listadas na Bolsa de Valorespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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