O compromisso da educação sexual nas escolas na óptica dos educandos
Resumo
Resumo: Este trabalho de pesquisa visou diagnosticar a visão que os alunos das 1ª séries do 2º grau têm sobre sexualidade, pois percebe-se que se dá pouca relevância ao tema no 1º grau. Í Buscamos através de uma entrevista verificar a maneira que a escola vem trabalhando o tema e qual o conhecimento que lhes foi repassado nas aulas de Ciências no 1º grau. Através de questões fundamentais em conhecimentos científicos e questões abertas sobre sexualidade, pode-se concluir que a escola não está abordando, ao nível de lº grau, uma Educação Sexual voltada a fatores biopsicossociais, primando apenas na disciplina de Ciências, um conhecimento sobre morfologia e fisiologia, também repassados de maneira inadequada, o que dificulta a assimilação e contextualização desses conceitos. Nota-se que os meios de comunicação estão na frente da escola no papel de informação, e que as relações entre professor e aluno não convergem para uma abordagem mais clara e abrangente sobre sexualidade. É preciso que os professores revezam seu planejamento e priorizam com maior enfoque o tema Educação Sexual sob a ótica da realidade vivida pelo aluno, e não visão mecânica encontrada especialmente nos livros didáticos que tratam sobre o tema.