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dc.contributor.authorVirtuoso, Luiz Aurélio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T21:40:18Z
dc.date.available2020-08-04T21:40:18Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67887
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 14/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 155-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: A mobilidade urbana permite o acesso a produtos e serviços e promove a interação entre pessoas. Nesse contexto os sistemas de transporte público de passageiros são importantes pois interferem no desenvolvimento econômico, social e ambiental de um país. Para estes sistemas atenderem as demandas da sociedade, são necessárias melhorias de gestão e desempenho, os quais são complexos, multidimensionais e inerentemente políticas. Para a obtenção de um gerenciamento eficaz, a literatura aponta que as capacidades dinâmicas podem ser especialmente importantes na obtenção de melhores resultados. Dentre os conceitos, destaca-se as Capacidades Relacionais, as quais permitem que organizações que cooperam entre si adquiram habilidades, troquem informações e aprendam constantemente, para criar estruturas, gerenciar conflitos, promover confiança e gerar valor. A partir disso, levantamentos na literatura mostraram a ausência de estudos sobre capacidades relacionais no setor público. Dessa forma, a partir da tese de que parcerias no setor público para gestão da mobilidade urbana conduzem ao desenvolvimento de capacidades relacionais, o presente estudo objetivou responder como essas Capacidades Relacionais se desenvolvem por meio de um estudo com abordagem qualitativa e estudo de caso único, analisando as inovações do Sistema de Transporte Público Urbano de Curitiba, escolhida por ter sido pioneira no processo de reversão do uso do automóvel no processo do planejamento urbano por meio de implementação de políticas de transportes alternativos e inovadoras. Para a coleta de dados foram realizadas análises documentais e entrevistas em profundidade com 23 funcionários e exfuncionários da PMC, IPPUC e URBS. Os resultados mostram três momentos de inovação, Momento 1: Sistema Trinário, Sistema Expresso e Canaleta Exclusiva, o Momento 2: Linha Direta, Estação Tubo e Biarticulados, Momento 3: Sistema de ultrapassagem e Linha Verde Sul. Os principais atores são a PMC, o IPPUC e a URBS. O desenvolvimento das Capacidades Relacionais ocorreu ao longo dos três momentos sendo que dentre os componentes ações formalizadas, confiança, valores e cultura comuns, obtenção de conhecimento e alterações e soluções tiveram mais destaques. Com menos destaque evidencia-se os componentes normas de comportamento, rotinas técnicas e avaliação. A contribuição teórica amplia os conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento das Capacidades Relacionais, enquanto capacidades dinâmicas, no setor público, ainda, traz evidências quanto a aplicação de ferramentas de gestão do setor privado no setor público, contribuindo com o New Public Management. A contribuição prática indica a possibilidade de soluções para os sistemas públicos de transporte e melhorias para a mobilidade urbana e para outras áreas da gestão pública como um todo. Estudos futuros podem ser o estudo do desenvolvimento das Capacidades Relacionais no nível municipal, como estadual e federal, com stakeholders privados; estudos aprofundado da dinâmica individual de cada dimensão ou uma análise específica de determinados componentes podem ser realizados. Palavras-chave: Capacidades Dinâmicas. Capacidades Relacionais. Parcerias. Mobilidade Urbana. Organizações do Setor Público. Sistemas de Transporte Público Urbano. Bus Rapid Transit.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Urban mobility provides access to products and services, promotes interaction between people and it is a basic right in a democracy. Public transport systems are important because they interfere in the country's economic, social and environmental development. For public urban transport to meet the goals of the society, managers have to develop actions that can improve the management and the performance of these systems, which are said to be complex, multidimensional and inherently political. To achieve an effective management, the literature points out that dynamic capabilities can be especially important for obtaining better results. Within this concept, the relational capabilities stand out, which allow organizations to cooperate with each other to acquire skills, exchange information and learn constantly, to create structures, manage conflicts, promote trust and generate value. Therefore, surveys in the literature showed the lack of studies on relational capabilities in the public sector. Thus, considering the thesis that partnerships in the public sector for mobility management can lead to the development of relational capabilities, this study aimed to answer how these Relational Capabilities are developed through a qualitative single case study analyzing the innovations of Curitiba's public urban transit system, which was chosen because it was a pioneer in the process of reversing the use of the car in the urban planning process through the implementation of alternative and innovative transport policies. For data collection, documentary analyzes and in-depth interviews were carried out with 23 employees and former employees of PMC, IPPUC and URBS. The results show three moments of innovation, Moment 1: the trinary system, express system and exclusive bus lines, Moment 2: Direct Line, Tube stations and bi-articulated buses, Moment 3: overtaking system and the Green Line South. The main actors were PMC, IPPUC and URBS. The development of the Relational Capabilities took place over the three moments, being that, among the components, formalized actions, trust, common values and culture, obtaining knowledge, and changes and solutions were more evident. With less emphasis, the components of norms of behavior, technical routines and evaluation were found. The theoretical contribution expands the existing knowledge about the development of Relational Capabilities as dynamic capabilities in the public sector. It also brings evidence regarding the application of private sector management tools in the public sector, contributing to New Public Management literature. The practical contribution indicates the possibility of solutions for public transport systems and possible improvements for urban mobility and adjacent areas of public management as a whole. Future studies could study of the development of Relational Capabilities at the municipal level, as well as at state and federal levels, with private stakeholders; in-depth studies of the individual dynamics of each dimension or a specific analysis of certain components could also be carried out. Keywords: Dynamic Capabilities. Relational Capabilities. Partnerships. Urban mobility. Public Sector Organizations. Urban Public Transport Systems. Bus Rapid Transit.pt_BR
dc.format.extent196 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleCapacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitibapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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