dc.contributor.advisor | Andréa Gouveia | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Neuzita de Paula | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T13:42:43Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T13:42:43Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67666 | |
dc.description | Orientador : Andréa Gouveia | pt_BR |
dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especialização em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O estudo traz uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre os agentes educativos da escola. Os instrumentos de pesquisa utilizados são as denúncias feitas a Ouvidoria Pública da Secretaria de Educação de Piraquara, além de questionários aplicados a alunos de 1° a 4° série. A reflexão baseia-se em preceitos legais e sociológicos sobre a questão do direito de ser respeitado como condição para a construção de uma cultura democrática que considere a dignidade humana como condição sine qua non para a efetivação de uma proposta educativa que vise a transformação social. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Respeito | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O respeito como condiçao para a construçao de uma cultura democrática de escola e de sociedade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |