Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarraffoni, Renata Senna, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Camilla Miranda, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherGrillo, José Geraldo Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T23:40:47Z
dc.date.available2021-01-18T23:40:47Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67567
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Renata Senna Garraffonipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. José Geraldo Grillopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 27/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 137-148pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal desta tese é pensar sobre a relação entre presente e passado a partir do estudo das ânforas panatenaicas e de outras cerâmicas do universo panatenaico expostas no Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Estudam-se quinze objetos datados entre 575 e 359 a.C. provenientes, em sua maioria, dos jogos do Festival Panateneias, evento cívico e religioso que ocorria em Atenas em homenagem à deusa Políade e em cujas competições atléticas os vencedores ganhavam ânforas contendo o azeite sagrado das oliveiras de Atena. Com essa cultura material pretende-se construir um conhecimento sobre o mundo antigo fundamentado em um imaginário social em torno da iconografia e do ideal do atleta. Além disso, tem-se por intuito outra compreensão a respeito da contemporaneidade baseada na concepção da exposição e em questões de identidade. Para tanto, adota-se uma abordagem interdisciplinar entre História, Arqueologia e Estudos Visuais, inserindo-se em um ponto de vista histórico-interpretativo de investigação dos artefatos e em uma perspectiva contextualista de interpretação da imagem. Palavras-chave: Vasos Gregos. Festival das Panateneias. Museu Arqueológico Nacional de Atenas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this thesis is to discuss the relationship between present and past considering the study of panathenaic amphorae and other panathenaic pottery exhibited at the National Archaeological Museum of Athens. Fifteen objects dated from 575 to 359 BC are studied, mostly coming from the games of the Panathenaea Festival, a civic and religious event that took place in Athens in honor of the polyad goddess, and whose athletic competitions won amphorae containing the sacred olive oil from the olive trees of Athena. This material culture is the basis to discuss the ancient world, social imaginary around the iconography, and the athlete ideal. In addition, I also discuss how identity is formed in contemporaneity through the National Archaeologial Museum exhibition. To this end, an interdisciplinary approach between History, Archeology and Visual Studies is adopted, inserting an interpretative historical point of view of artifact investigation in a contextualist perspective of image interpretation. Keywords: Greek Vases. Panathenaea Festival. National Archaeological Museum of Athens.pt_BR
dc.format.extent148 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVasos gregospt_BR
dc.subjectArte antiga - Gréciapt_BR
dc.subjectGrecia - Antiguidadespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO imaginário antigo e as ânforas panatenaicas do Museu Arqueológico Nacional de Atenaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples