Estudo sobre distribuição física internacional (DFI)
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de apresentar ao leitor um breve estudo sobre a atividade no setor da Distribuição Física Internacional, dentro de uma Logística Integral. Este propõe uma abordagem clara e objetiva sobre as tarefas realizadas no setor, assim como das principais considerações que um gerente deve saber para auxiliar no planejamento, controle e tomada de decisões. Se da ênfase as principais atividades como (manuseio de cargas, embalagens, definição do transporte, custos da cadeia, agentes intermediários); assim como também detalhes característicos de cada atividade. Todas as empresas importadoras ou exportadoras possuem um departamento de Comercio Exterior e deixam sob responsabilidade da Distribuição Física Internacional a movimentação dos produtos comprados ou vendidos. Este trabalho tenta ao mesmo tempo explicar aos colaboradores destas empresas o intrincado mundo da Distribuição Internacional, assim como também aproximar os setores para que compartilhem informações em pró da minimização de erros e perdas. Vale destacar que um dos princípios da Logística e: "Transportar o produto certo, na quantidade correta, ate o local combinado, pelo menor custo total a fim de atender as necessidades do consumidor, neste caso, no mercado internacional". O conhecimento profundo de todas as atividades em uma movimentação internacional vai gerar eficiência e eficácia no memento da importação ou exportação. Este conhecimento também vai ajudar a evitar erros que a nível internacional são extremamente caros de resolver, já que toda atividade de movimentação internacional mobiliza varias empresas, muitas pessoas e em diferentes partes do mundo. O sucesso da compra ou da venda internacional recai diretamente no gerente do setor e como requisito básico para desempenhar esta função, são necessários dedicação permanente, dinâmica, trabalho constante com vontade e humildade. Quando fazemos uma importação ou exportação não somente compramos ou vendemos um produto, junto com ele estamos adquirindo ou oferecendo a imagem de um país.