• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Contabilidade e finanças
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Contabilidade e finanças
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A necessidade de reestruturação curricular no curso de ciências contábeis como consequência da convergência das normas brasileiras às normas internacionais de contabilidade : uma análise comparativa entre o currículo da Universidade Federal do Paraná com a proposta mundial do ISAR/UNCTAD

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LEANDRO MENEZES RODRIGUES.pdf (3.838Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Rodrigues, Leandro Menezes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No Brasil, as normas contábeis vêm passando por significativas mudanças desde a edição da Lei n 11.638/07, que alterou a Lei no 6.404/76. Posteriormente, foi editada e Lei n 11.941/08 que alterou dispositivos da Lei n 11.638/07 e incluiu novos entendimentos. Por sua vez, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC tem editado diversos documentos que alteram procedimentos contábeis adotados no Brasil. Estas mudanças fazem parte do processo de harmonização da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Porém, para isto, faz-se necessária que os currículos adotados no Brasil se adequem ao padrão mundial. Como forma de padronizar e harmonizar a grade curricular aplicada nos cursos de Ciências Contábeis, um grupo de profissionais, o ISAR/UNCTAD, reuniu-se para elaborar uma proposta mundial a ser adotada por todas as Instituições de Ensino Superior com o intuito de reduzir as disparidades existentes entre os sistemas nacionais de educação no mundo. Além disso, no âmbito nacional, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis vem emitindo diversos pronunciamentos buscando harmonizar entendimentos contábeis com o padrão adotado mundialmente. Um dos principais benefícios da padronizar reside no fato de possibilitar uma melhor comparabilidade entre os dados interpretados independentemente do país em que a empresa esteja instalada, com consequente redução de custo. Assim, a questão de pesquisa consiste em identificar a necessidade de reestruturação curricular no curso de Ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná como consequência da harmonização da ciência contábil, fazendo uma analise comparativa entre o currículo da UFPR com a proposta mundial do ISAR/UNCTAD. Os objetivos específicos são: identificar as disciplinas que compõem o currículo da UFPR; identificar as disciplinas que compõem o currículo proposto pelo ISAR/UNCTAD; identificar as similaridades e divergências entre o currículo proposto pela UFPR; ISAR/UNCTAD, propor um currículo, tendo como base o previsto no ISAR/UNCTAD e propor a inserção do conteúdo de alguns Pronunciamentos Contábeis nas disciplinas básicas do currículo proposto. Assim, foi constatado que, excluindo as disciplinas de conhecimentos gerais em que o documento internacional afirma que deve ser adaptada a realidade do país, todas as demais disciplinas lecionadas na UFPR constavam no currículo proposto pela ISAR/UNCTAD, seja a nível obrigatório ou optativo. Porem, algumas disciplinas consideradas obrigatórias pelo currículo mundial não estavam incluídas no currículo da Instituição analisada. Sendo assim, foi proposto um currículo em que todos os módulos de conhecimentos sugeridos pelo organismo internacional fossem contemplados, incluindo a inserção dos pronunciamentos contábeis nos conteúdos das disciplinas base do curso.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67347
    Collections
    • Contabilidade e finanças [644]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV