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dc.contributor.authorJunkes, Taysa Cristina Bedak, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherAmano, Erika, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T21:54:20Z
dc.date.available2020-06-24T21:54:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67200
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Drª. Erika Amanopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 31/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 38-42pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Um dos desafios de aprendizagem para o estudante do segundo ano do ensino médio é a associação dos nomes das estruturas morfológicas das plantas com os critérios que determinam sua utilização para classificá-las. Assim, o uso de aparelhos móveis, utilizando a ferramenta da fotografia, foi a estratégia metodológica escolhida para verificar como métodos não tradicionais contribuem com o processo de ensino e aprendizagem, atendendo aos pressupostos legais implementados pelas políticas educacionais brasileira e paranaense. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, no município de Colombo, região Metropolitana de Curitiba e pertencente a Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Estabelecemos quatro turmas amostrais de segundo ano do ensino médio regular, sendo três do turno da manhã e uma do noturno. A coleta de dados para compor a base de análise foi estruturada por questionários aplicados em duas etapas, sendo intercaladas as aplicações por uma explanação teórico-prática em sala, e uma aula de campo. Para os registros de observação das plantas, foram utilizados o desenho manual, como metodologia tradicional, e a fotografia, como metodologia alternativa. A partir das imagens, os estudantes relacionaram o que foi observado com os critérios de classificação das plantas, organizando-as em suas respectivas categorias, colocando em prática a apropriação do conhecimento obtido associado a uma das duas ferramentas, o desenho ou a fotografia. O trabalho demonstrou a importância do papel do professor como mediador de novas estratégias de ensinoaprendizagem, na inserção de tecnologias digitais nas práticas educacionais, atendendo à legislação que incentiva seu uso e alguns fatores que limitam sua aplicação. A partir da metodologia, utilizando-se dos aparelhos móveis e das fotografias, foram analisados os questionários que serviram como referenciais para levantamento dos dados estatísticos. Por meio desses dados, concluímos que o uso de metodologias e ferramentas não tradicionais contribui significativamente com o aprendizado da Botânica. O trabalho também permitiu uma reflexão quanto ao trato pedagógico com estudantes do período noturno, apontando as fragilidades particulares do perfil destes, com referencial teórico específico para o colégio onde se deu a pesquisa. Por fim, concluímos que os aparelhos móveis são um diferencial propositivo para estimular o estudante ao interesse em observar e conhecer mais sobre as plantas. Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Aparelhos móveis. Fotografia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The association of plant morphological structure names with the criteria that determine their use to classify them is one of the learning challenges for a sophomore. Thus, the use of the photography tool in the mobile devices was the methodological strategy chosen to verify how non-traditional methods contribute to the teaching and learning process. This strategy also meets the legal assumptions implemented by the Brazilian and Paraná State educational policies. The research was carried out at the President Abraham Lincoln State College, in the city of Colombo, Curitiba Metropolitan Region and belonging to the Paraná State Public Education. We established four second-year regular high school sample classes, three in the morning shift and one in the evening shift. The data collection to compose the base of analysis was structured by questionnaires applied in two stages, being interspersed the applications by a theoretical and practical explanation in the classroom, and a field class. For plant observation records, manual drawing was used as a traditional methodology and photography was used as an alternative methodology. From the images, the students related what was observed with the classification criteria of the plants, organizing them into their respective categories, putting into practice the appropriation of the knowledge obtained associated with one of the two tools: drawing or photography. This work demonstrated the importance of the teacher's role as a mediator of new teachinglearning strategies, as well in the insertion of digital technologies in educational practices, meeting the legislation that encourages their use and some factors that limit their application. From the methodology, by using mobile devices and photographs, we analyzed the questionnaires that served as reference for collecting statistical data. From these data, we conclude that the use of non-traditional methodologies and tools contributes significantly to the learning of Botany. This work also allowed a reflection on the pedagogical treatment with students of the night period, pointing out the particular weaknesses of their profile, with specific theoretical reference for the school where the research took place. Finally, we conclude that mobile devices are a purposeful differential to stimulate the student to interest in observing and knowing more about plants. Keywords: Education. High School Education. Mobile Devices - cellular. Photography.pt_BR
dc.format.extent46 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDispositivos moveispt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleUso de aparelhos móveis no ensino de botânicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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