• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação continuada do professor da escola pública do Estado do Paraná : a realidade institucional e a crítica acadêmico-sindical

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - JOSE LUCIANO FERREIRA DE ALMEIDA e SILVIA PARRA.pdf (726.7Kb)
    Data
    2000
    Autor
    Almeida, José Luciano Ferreira de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta monografia tem por objetivo analisar os projetos de formação continuada desenvolvidos no Estado do Paraná, pela Secretaria Estadual de Educação e pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a APP-Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Educação. Com relação à proposta oficial foi analisada a concepção e algumas práticas da Universidade do Professor - Faxinal do Céu e apontados seus limites. Como contraponto a esse projeto de formação foi analisada a proposta altemativa implementada pela UFPR/APP-Sindicato, explicitando as concepções de formação de ambas as instituições. O estudo realizado toma claro que a parceria entre o Sindicato dos Professores da Escola Pública do Paraná e a Universidade Federal do Paraná, ainda que não institucionalizada, constituiu-se num primeiro enfrentamento político consistente de negação da estrutura oficial de formação continuada do educador da escola pública paranaense. Essa não é uma tarefa fácil, implica em construir e reafirmar uma concepção de formação continuada do educador que esteja comprometida com um projeto social de escola e que pense o educando e o educador como agentes transformadores da sociedade e não simplesmente moldados por ela. iv 2 Buscamos compreender o que representa o processo de formação humana, qual é a sua relação com o trabalho, pois essa questão é de fundamental importância para que possamos explicitar as relações entre a formação e a dinâmica da complexa realidade social humana. A fonnação continuada do professor constitui hoje uma preocupação importante para os educadores que pensam a educação como forma de construção do conhecimento e de reflexão sobre a realidade social. O professor é o centro. desse processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que organiza forrnas de reflexão sobre essa realidade social. O objeto desta pesquisa é investigar a formação continuada do professor efetivada pela Secretaria de Estado da Educação, através da Universidade do Professor. A análise deste processo pennitirá compreender a forma como o poder público no Estado do Paraná pensa e organiza a formação continuada do professor. Pretendemos explicitar as concepções e limites dessa proposta introduzindo a crítica construída pelo Sindicato dos Professores do Estado do Paraná e a proposta altemativa da Universidade Federal do Paraná. Analisamos também a proposta de formação continuada para o professor da Escola Pública do Estado do Paraná. que a APP-Sindicato vem construindo, junto com a Universidade Federal do Paraná. Para construirmos esse objeto de estudo, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o processo de formação humana e sobre o processo do trabalho. Fizemos também levantamento documental sobre as políticas públicas do Estado do Paraná no período de 1983 a 2000, indicando sucintamente as concepções de educação e formação continuada adotadas nesse período. Realizamos também entrevistas com professores da Universidade Federal do Paraná, com representantes da APP-Sindicato, com professores da Rede 3 Estadual de Ensino e com palestrante de curso realizado em Faxinal do Céu, além da aplicação de questionário dirigido a diretores da Rede Estadual de Ensino. Mediante a análise desses dados procuramos estabelecer uma comparação entre as concepções de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação e da PPSindicato/UFPR. Dessa comparação, evidenciamos que as diferenças entre as concepções são de ordem pedagógica e política. Com relação à proposta oficial, a concepção de formação continuada articula a Qualidade Total como o fundamento da proposta da Universidade do Professor - Faxinal do Céu. A Qualidade Total é uma referência do mundo empresarial implícita na definição de produtividade e de acumulação de capital. Para o universo empresarial o que interessa é o gerenciamento, é a forma como que se processam rotinas e fatos administrativos. Que novo limite essa concepção impõe ao processo de formação continuada a adoção desse referencial?
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67083
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV