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dc.contributor.authorSantos, Ana Lúcia Ribeiro dospt_BR
dc.contributor.otherSantos, Jussara Maria Tavares Puglielli, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T17:11:08Z
dc.date.available2020-07-07T17:11:08Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66985
dc.descriptionOrientadora : Jussara Maria Tavares Puglielli Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A monografia pretendeu resgatar o processo histórico que levou à proposta de elaboração de um Plano Municipal de Educação para Araucária, com a participação do SISMMARÍ Buscou-se analisar o papel que esse assume na defesa de um processo de decisão participativo. Para tanto, foram estabelecidos quatro objetivos principais que orientaram a elaboração e estrutura da monografia: 1) Reconstituir o processo de relação entre 0 Sindicato e a sêzzreianâ Municipal de Educação na constituição de politicas educacionais públicas municipais; 2) identificar as razões que levaram a SMED a propor a elaboração de um PME para Araucária; 3) Explicitar e analisar o processo de produção do Plano Municipal de Educação de Araucária; e 4) Analisar o papel do Sindicato ~no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação. Os relatos de dirigentes do SISMMAR se da SMED2, em cada gestão, a partir de 1984, trouxeram elementos que auxiliaram a desvendar e esclarecer a relação ora expressa entre essas duas entidades, que adotam como priondade à elaboração coniunta de um Plano Municipal de Educação para Araucária.Visando explicitar o processo de elaboração do PMEA e o papel do Sindicato nesse processo, foram entrevistados os membros da Comissão de Sistematização e suas Consultoras, da UFPR, a Coordenação Executiva do Fómm Estadual e Municipal de Educação, bem como membros da Diretoria Geral e do Conselho de Representantes do SISMMAR. Para além das entrevistas, foram realizadas pesquisas documentais através do levantamento de informações tanto do Sindicato3 quanto da SMED que pudessem auxiliar no cumprimento dos objetivos a que o trabalho se propôs. Na análise dos dados levantados toram tomados como eixos teóricos: a constituição do PMEA como o Projeto Politico Pedagógico do Município; o processo de formulação do PIMEA e a dimensão democrática; e o caráter pedagógico do Sindicato no processo de formulação do PMEA. Esse trabalho possibilitou a verificação de que desde a sua constituição o Sindicato estabeleceu um relacionamento efetivo com a Secretaria de Educação, relacionamento esse quase sempre conflituoso pela divergência de interesses representados pelas duas entidades, porém, esses intere.sses foram elaborados e muitas vezes superados pela construção dos consensos possíveis em prol da educação municipal. Portanto, o Plano Municipal de Educação de Araucária, hoje, consiste na síntese da relação de forças travada durante o seu processo de formulação por todos aqueles que dele participaram e principalmente por essas duas entidades que estiveram na Coordenação de todo o trabalho desenvolvido: SISMMAR e SMpt_BR
dc.format.extent174 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectSindicatos - Professores - Professorespt_BR
dc.titleO processo de construção do plano municipal de educação de Araucáriapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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