dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Márcia Aparecida de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T15:12:45Z | |
dc.date.available | 2020-06-29T15:12:45Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66930 | |
dc.description | Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou
seja o papel da escola, do professor e da família no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de O a 6 anos. Assim sendo, as crianças portadoras de Síndrome de Down não poderiam deixar de ser incluídas no Ensino Regular. Contudo, a realidade evidência que a sociedade ainda impõe uma série _de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes fisicos e emocionais restiitivos. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias, da escola e do professor para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar o Ensino Regular juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a escola, o professor e a família podem contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular, visando o seu desenvolvimento integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 70 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.title | A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |