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    A proposta de alfabetização da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e como esta se realiza na prática pedagógica

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    E - CARMEN APARECIDA TOMAZ DAL CORTIVO.pdf (3.268Mb)
    Data
    2000
    Autor
    Dal'Cortivo, Carmen Aparecida Tomaz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O dominio da linguagem escrita, é condição básica, que o saber sistematizado exige do sujeito. Desta forma dominar a linguagem escrita coloca-se como um dos requisitos básicos, que permite o conhecimento, a organização e participação em uma sociedade letrada. A leitura e a escrita atuam como instrumentos básicos e ferramentas, para que o homem se apropiie do conhecimento acumulado historicamente. Fundamentalmente sua participação na sociedade, depende desses mecanismos que expressam e identificam esse conhecimento, permitindo assim o acesso às formas pelas quais as pessoas se comunicam, codificam e expressam suas conquistas e aquisições. Em situações de uso real da escrita, a criança vai perceber a função social dessa forma de linguagem, sendo importante a escola propiciar ao aluno a compreensão desta realidade humana. Realidade esta como produto das relações sociais que o homem produziu a partir da necessidade da produção de sua própria existência. O presente trabalho procurou, num primeiro momento analisar os principios norteadores da Proposta de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Curitiba, a partir de 1988 com o texto, "A Aventura da Alfabetização" publicado no Jomal Escola Aberta e as demais Propostas Curriculares de 1991, 1994, 1996, 1997, presentes no "Currículo Básico da Rede Munieipzi de Ensina de curitiba". Esta análise foi realizada em forma de síntese dos aspectos básicos das diferentes diretrizes norteadoras. Num segundo momento, pesquisamos junto a 54 professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, distribuidos em 12 escolas municipais para verificação do domínio teórico dos mesmos sobre as diretrizes da alfabetização e como esta se realiza na prática pedagógica dos professores. Procuramos também traçar um perfil dos docentes pesquisados. O estudo revelou que a grande maioria dos professores conhece a proposta de alfabetização e a aplica em sua prática pedagógica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66917
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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