Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorDal Bem, Lucíola Eloinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T17:48:37Z
dc.date.available2022-08-16T17:48:37Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66913
dc.descriptionOrientadora : Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.description.abstractResumo : O professor é uma figura importante no processo de construção do conhecimento e na vida do aluno, principalmente nas séries iniciais. O presente trabalho tem por objetivo investigar qual o papel do conhecimento teórico na mudança da prática do professor. Para tanto é necessário analisar as bases históricas da formação do professor, bem como as principais relações implicadas no processo educativo, averiguando se é necessário e possível estabelecer um novo perfil para o professor na atual crise da educação, enquadrando uma perspectiva futura.Uma pesquisa de campo foi realizada junto a 15 professoras que atuam na rede municipal, para detectar a necessidade da participação de cursos de capacitação e ao mesmo tempo, poder avaliar a qualidade e o aproveitamento dos mesmos. Conclui-se que os cursos de capacitação tem contribuído, para alguns professores, já para outros, o professor deve reverte sua ação na sala de aula, para isso ele precisará de ajuda, em forma de cursos e treinamento que, além de aumentar seu conhecimento, modificam sua postura individual frente aos fatos.pt_BR
dc.format.extent33 f : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Formaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples