A informação como estratégia de gestão pública aplicada no âmbito da unidade de polícia judiciária no Estado do Paraná
Resumo
Resumo: Pesquisa exploratória sobre o papel da informação na gestão publica, aplicada no âmbito da unidade de polícia judiciária no estado do Paraná. Busca evidenciar os processos de Gestão da informação, considerando a viabilidade da sua aplicação. na atividade da policia judiciaria. Analisa as causas da criminalidade no estado do Paraná, suas consequências e a de Gestão da informação aplicada no Departamento da Policia Civil. Enfoca também a participação de outros atores integrantes do processo da segurança pública. A partir de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com delegados do Departamento da Polícia Civil avalia qualitativamente como a unidade policial civil e, por extensão, o próprio. Departamento utilizam a informação como estratégia de gestão pública, especialmente nos processos relativos aos inquéritos policiais. Os resultados da pesquisa empírica apontam que não obstante ocuparem cargos equivalentes, o grau de percepção acerca do tema em estudo apresentou varia96es de acordo com a vivência pessoal dos entrevistados. Foi possível observar a falta de familiaridade como tema em questão, certa confusão entre Gestão da Informação e Tecnologia da informação, e a compreensão da extensão do tema, enquanto conceito. Conclui que o ambiente de informações e inerente a natureza do trabalho policial e de inteligência, justificando assim a estruturação de um sistema, integrado e operativo, capaz de contribuir significativamente para a implementação de políticas públicas na área da segurança. No caso da atividade policial, os processos que realizam um diagnóstico correto, suficientemente, fundamentado e bem estruturado, levam a realização de ações eficazes em prol da sociedade e contra a criminalidade organizada, desenvolvimento este que se reflete na preservação de vidas.