Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.creatorMauricio, Flavia Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T18:37:19Z
dc.date.available2023-08-14T18:37:19Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66543
dc.descriptionOrientador: Marcia Bortolocci Espejopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho inicia-se com a apresentação do problema, objetivos e justificativa. O objetivo e apresentar o orçamento empresarial como ferramenta de gestão organizacional, propondo a sua implantação. Depois apresenta-se o referencial teórico de orçamento, tipos de orçamento, planejamento estratégico e planejamento orçamentário. Em sequencia apresenta-se a metodologia utilizada e o estudo de caso com a análise dos resultados, o objetivo dessa etapa e demonstrar a elaboração do orçamento para uma microempresa de comercio varejista de gás, onde na maioria das vezes, técnicas e os próprios princípios contábeis são desconhecidos pela organização. O intuito e apresentar a importância do usa do orçamento empresarial como uma ferramenta gerencial para mensuração de resultados, apresentando-se os elementos necessários para auxiliar o empresário a fazer com que todos os setores funcionem de forma harmoniosa, ajudando na análise e na tomada de decisão sobre as atividades operacionais, que estão relacionadas com a gestão dos negócios e com a estratégia organizacional. Crescer, desenvolver, e uma realidade que ocorre no mundo atual. O processo de mudança global está sendo intensificado de maneira célere e para as próximas décadas, as pequenas empresas que não estiverem atentas a este avanço, passarão por dificuldades, sem terem o devido controle de seus investimentos. A metodologia de pesquisa utilizada foi pesquisa bibliográfica, um estudo de caso qualitativo e descritivo, análise documental e entrevista. A entrevista foi realizada através de questionário semi-estruturado. Os principais resultados mostram que mesmo com as mudanças e instabilidades econômicas, com tantos obstáculos externos, as empresas sentem a necessidade de uma ferramenta estratégica para planejamento e tomada de decisão e que esse e o diferencial para ser mais competitiva em relação aos concorrentes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrçamento nas empresaspt_BR
dc.titleOrçamento empresarial : uma proposta de implantação numa empresa do ramo varejista de gás para o ano de 2010pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples