Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
Resumo
Resumo: O principal objetivo do presente trabalho é causar no leitor uma reflexão sobre como o Teorema de Tales e o Teorema de Pitágoras vêm sendo abordado no Ensino Fundamental e Médio. Além de investigarmos como essa abordagem é feita, algumas sugestões são apresentadas. Outro objetivo, não menos importante, é mostrar que o Teorema de Pitágoras e o Postulado das Paralelas são equivalentes, diferente do que estamos acostumados a ver em livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), nos quais o Teorema de Pitágoras parte do Postulado das Paralelas. Abstract: The main objective of this paper is to cause the reader to reflect on how the Tales Theorem and the Pythagorean Theorem have been approached in elementary and high school. In addition to investigating how this approach is made, some suggestions are presented. Another, not least, objective is to show that the Pythagoras Theorem and the Parallel Postulate are equivalent, different from what we are used to seeing in math textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD), in which the Pythagoras part of the Parallel Postulate.
Collections
- Dissertações [47]