Estudo do modelo de auditoria de uma empresa do setor industrial alimenticio na área de cobrança
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, fazer um estudo sobre o modelo de auditoria na área de cobrança de uma empresa do setor industrial alimentício, verificando a eficiência do modelo estudado e confrontando com a teoria de diversos autores sabre o assunto. Realizou-se uma pesquisa de campo, visando identificar os erros, e irregularidades em desacordo as normas e os regulamentos internos, fixados pela organização. Os erros de controle nas empresas têm sido amplamente discutidos e questionados pelos meios de comunicação, por profissionais da área contábil e de outras áreas do conhecimento humano. Essa discussão resulta da necessidade de transparência e segurança nos números apresentados pelas empresas para seus investidores, fornecedores e colaboradores. A contribuição deste estudo, tanto ao ambiente acadêmico quanto empresarial, também e instrumento positivo na pesquisa proposta, pois se almeja que profissionais da área de Cobrança e pesquisadores utilizem-se das informações que serão exploradas ao longo do trabalho. A pesquisa justifica-se pelas informações geradas operacionalmente nos diversos trabalhos de auditoria no setor de cobrança, sendo ela (seus relatórios e informações) útil para o desenvolvimento da racionalização e otimizaçao dos trabalhos de detecção, de forma a atender as necessidades e os interesses dos acionistas. Este trabalho está organizado em dois tópicos principais: um referente a pesquisa bibliográfica sabre auditoria e controle interno no setor de cobrança; e outro onde se analisam os resultados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos evidenciam que esta pesquisa sirva de subsídio a gestores e auditores para a melhor compreensão do papel da Auditoria lnterna no processo de garantia de fidedignidade e segurança dos processos e números apresentados pelas empresas, de forma a detectar de forma hábil e segura os erros cometidos contra os seus ativos.