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dc.contributor.advisorFilippim, Marcos Luizpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Guilherme Miglioretto, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T15:23:23Z
dc.date.available2020-02-27T15:23:23Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65824
dc.descriptionOrientador: Marcos Luiz Filippimpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA imagem de um destino turístico é crucial no momento de planejamento e decisão de viagem de um turista, tal importância é referente à natureza intangível do turismo. O presente estudo utiliza os cenários de jogos digitais que representam a realidade para refletir sobre a sua relevância no constructo de imagem pelos jogares e potencial influência no interesse – ou repulsa – de posterior visitação. O objetivo geral é analisar a influência do ambiente virtual de jogos digitais sobre a imagem atribuída por seus usuários a destinos turísticos. Os objetivos específicos são: i) descrever possíveis estereótipos nos jogos digitais; ii) identificar o perfil dos jogadores; iii) compreender a relevância dos cenários nos jogos para o turismo e iv) caracterizar a forma como os jogadores avaliam os cenários que representam o Brasil. O estudo tem natureza exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso. O roteiro de entrevista semiestruturada com utilização de imagens (variação da técnica photo elicitation) foi adotado como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são pessoas que utilizam os jogos digitais como meio de entretenimento, utilizou-se da técnica de bola de neve e as informações foram interpretadas por análise direta, nos moldes dos estudos qualitativos básicos, e sustentada por pressupostos teóricos ancorados na literatura. Os resultados sinalizam que os jogos digitais, ao representar a realidade em seus cenários, podem despertar o interesse de seus jogadores em conhecer os lugares que foram recriados em ambiente virtual, o que pode constituir um nicho de mercado promissor. Ademais, observou-se que o Brasil possui uma retratação superficial e estereotipada no imaginário das desenvolvedoras de jogos, o que reforça perspectivas já arraigadas no público estrangeiro que consome estes jogos.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectJogos digitais - Turismopt_BR
dc.titleTurismo, imagens e jogos digitais : a influência da experiência virtual na decisão de viagem do turistapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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