dc.description.abstract | Resumo: Aborda a avaliação pedagógica dos cursos de formação de soldados realizados nas Unidades Operacionais da Polícia Militar do Paraná. Parte do estudo enfoca sobre a Polícia Militar, na sua competência legal e dos aspectos essenciais da profissão policial-militar, abrangendo os recursos humanos, recrutamento e processo seletivo. Destacam os princípios, peculiaridades, dificuldades na formação do policial-militar. Em um segundo momento faz uma análise sobre a preparação do futuro policial militar em âmbito descentralizado, buscando dados sabre as formas, meios e condições em que são preparados estes policiais. Questiona, junto a quinze comandantes que realizaram o referido curso no ano de dois mil e oito, as condições em que foram formados, buscando saber das dificuldades encontradas e os fatores positivos que marcaram a formação. Como fatores positives nos cursos realizados em âmbito de Unidades Operacionais, são diversos, mas foram destacados os julgados mais importantes, já como fator negativo, foi detectado que existem algumas Unidades Operacionais que não possuem local físico apropriado para comportar um Curso. Em relação as falhas, constatou-se que o tempo destinado para as aulas teóricas, segundo alguns comandantes foi deficiente, necessitando que fosse readequada a distribuição da carga horária. Como sugestões destacou-se que os concursos fossem realizados por regiões, facilitando desta forma que os cidadãos da comunidade possam frequentar o curso e trabalhar futuramente na própria cidade de sua origem. A respeito das demandas existentes, que os cursos de formação fossem realizados com maior frequência. Foi realiza uma entrevista com um destes comandantes. Obtém como principais resultados que os cursos realizados nas Unidades Operacionais, em que o coordenador cumpre com as normas existentes e os instrutores estejam empenhados e cientes de suas responsabilidades, atende plenamente aos quesitos necessários para uma formação a altura das necessidades da sociedade paranaense | pt_BR |