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dc.contributor.advisorSantos, José Amaro dos, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gerenciamento de Projetospt_BR
dc.creatorMartinello, Valeska Cristina Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T19:03:38Z
dc.date.available2024-09-19T19:03:38Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65432
dc.descriptionOrientador: Jose Amaro dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Curso de Especializaçao MBA em Gerenciamento de Projetospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria de cosméticos e um dos setores da economia que vem crescendo muito nos Últimos anos, tendo faturado no ano de 2007 valores na ordem de R$ 20 bilhões no Brasil (ABIHPEC, 2009). Uma das características desta indústria e a necessidade continua de pesquisas em toda a cadeia produtiva e a introdução de inovações em suas linhas de produto. Estas inovações, que são importantes para a competitividade do setor, ocorrem não só na formulação dos produtos, mas também no desenvolvimento de embalagens diferenciadas e exclusivas. Devido à necessidade de rápido desenvolvimento de produtos nesse setor, a otimizaçao do gerenciamento de projeto e de extrema importância para conseguir colocar o produto no mercado de forma rápida, minimizando as possíveis falhas durante o processo e obtendo expansão nesse mercado tao competitivo. Além disso, a indústria cosmética deve atender as exigências de órgãos governamentais de regulamentação de fabricação de cosméticos. O objetivo geral deste trabalho e levantar os principais itens importantes na gestão de desenvolvimento de produtos e como esses podem influenciar o desenvolvimento de produtos cosméticos. Buscando verificar a aplicação das etapas necessárias ao desenvolvimento de um produto cosmético, foi realiza um estudo de caso em urna empresa nacional de grande porte do setor de cosméticos que fábrica produtos para cabelo, pele, maquilagem e perfumaria. Os resultados obtidos demonstraram que a empresa utiliza de vários modelos descritos em literatura para nortear o processo de desenvolvimento de cosméticos, sem se fixar em um só modelo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração de produtospt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.titleGestão de desenvolvimento de produtos cosméticospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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