Gerenciamento interdisciplinar do design aplicado em uma industria de embalagens cartonadas : desafios e soluções
Resumo
Resumo: "Gerenciamento interdisciplinar do Design aplicado em uma indústria de embalagens cartonadas- desafios e soluções", defende o significado e a importância do Design associado ao Gerenciamento de Projetos dentro da indústria gráfica. A necessidade crescente, por inovações no mercado atual, direciona as empresas a investirem cada vez mais em recursos que possam resultar em diferenciação da concorrência. O Design proporciona novas possibilidades e busca apresentar soluções inovadoras que contenham melhorias funcionais, estéticas, produtivas e ainda, que emocionem os consumidores. O elo entre as metodologias de "Gerenciamento de Projetos" e "Design" resultam em números satisfatórios para as industrias. O "Design" encontra soluções inusitadas, para diferentes produtos e situações, e o "Gerenciamento de Projetos" estrutura as funções de forma organizada e sistemática necessária ao processo de "Desenvolvimento de Novos Produtos", em que são considerados todos os requisitos necessários para a execução do projeto. Para a indústria de embalagens cartonadas, o sistema "Design X Gerenciamento de Projetos" auxilia na estruturação adequada para atribuir inovação a uma determinada embalagem; e, revela o nível de inovação que sera aplicado ao projeto. Ao sistematizar o processo de Design e possível contabilizar os valores intangíveis por ele gerados. Por meio de exemplos de projeto, a presente monografia mostra as possibilidades de melhorias e inovações aplicáveis a embalagens cartonadas, mesmo quando o processo industrial tem limitações tecnológicas. Segundo Pereira (2003), embalar representa uma ação com características culturais, poéticas, econômicas, sociais, comerciais e antropológicas. O conhecimento dos processos de produção e de suas limitações torna possível o descobrimento de soluções simples e inovadoras. Assim, a inovação torna-se fator primordial para as embalagens que pretendem permanecer no mercado.