Estudo para diagnóstico dos laboratórios de biologia, física e química : escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Curitiba
Resumo
Resumo: Os laboratórios escolares, utilizados pelas disciplinas de Biologia, Física e Química, no Ensino Médio, são pesquisados neste trabalho de conclusão do curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Publicas. São considerados os aspectos teóricos, metodológicos e legais que sustentam o uso destes espaços, como recurso pedagógico, para o ensino e a aprendizagem de disciplinas da área do conhecimento científico. De natureza qualitativa, esta pesquisa exploratória apresenta dados coletados a partir da observação direta dos laboratórios de 14 colégios do Núcleo Regional de Curitiba, diagnostica a situação destes espaços quanto as questões de infraestrutura física e das condições materiais e humanas. A aplicação de questionários, aos gestores escolares e professores de Biologia, Física e Química dos estabelecimentos visitados, pontua qual e a importância dada por eles aos laboratórios, no processo educativo dos estudantes da Educação Básica. E apresentado o resultado da pesquisa documental, realizada na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, sobre as ações desenvolvidas para fortalecer a utilização destes espaços escolares, no que diz respeito a formação continuada, ao provimento de materiais específicos e recursos humanos. A analise da situação encontrada permite a sugestão de ações de curto, médio e longo prazo, entre elas de formação continuada, adequação dos espaços existentes e construção de novos, ampliação dos laboratórios para uso dos alunos de Ensino Fundamental, entre outras.