• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma horta condimentar e medicinal no fortalecimento do ensino, saúde e o meio ambiente em um colégio da rede pública

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FRANCINI VILA DOS SANTOS.pdf (3.516Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Santos, Francini Vila dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Atividades práticas realizadas dentro do processo de ensino de Biologia podem facilitar e fortalecer a aprendizagem pois, permitem que os estudantes relacionem o conteúdo aprendido com o cotidiano, além de propiciar maior interação entre estudantes e professores. Dentre as diversas atividades práticas enfocando educação alimentar, botânica e educação ambiental, a construção de uma horta escolar pode ser uma alternativa interessante. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo promover a aprendizagem dos estudantes sobre temas importantes no ensino da Biologia como educação alimentar, uso de plantas no cotidiano e meio ambiente através das hortas alimentar e medicinal localizadas no Colégio Estadual Protásio de Carvalho, Curitiba- PR. O estudo promoveu diversas atividades com 57 estudantes do Ensino Médio, entre os meses de setembro e dezembro de 2018, sendo que essas atividades foram realizadas a fim de promover uma melhor aprendizagem sobre os temas escolhidos. Nas atividades práticas, houveram visitações nos espaços das hortas, identificação das plantas, discussão da utilização das mesmas, importância de uma alimentação saudável e sobre a preservação do meio ambiente. Os estudantes responderam um questionário antes e depois das atividades. Ao analisar as respostas dos questionários pré-atividades foi percebido que os estudantes já possuíam um bom conhecimento sobre os temas abordados. Após as atividades, os questionários indicaram algumas mudanças de comportamento em relação à frequência de consumo de vegetais e à utilização de plantas medicinais, o que pode estar relacionado com a sensibilização dos estudantes ocorrida durante a realização das atividades. Foi possível concluir que a utilização da horta escolar como metodologia alternativa, estimula a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sendo que a mesma pode ser usada como uma ferramenta importante na superação de dificuldades encontradas no ensino de Biologia, tornando o processo de aprendizagem muito mais eficiente e prazeroso. Palavras-chave: Ensino de Biologia, horta escolar, aprendizagem, metodologias ativas e escola pública.
     
    Abstract: Scientific knowledge allows us to understand the phenomena that explain the events of everyday life, the production of goods and services, as well as the capacity to make decisions within responsible ethics. To that end, it is necessary for people to have scientific knowledge, which is acquired mainly during Science and Biology classes at school. Practical experiments strengthen the learning of Biology, because, in addition to causing students to connect content with their daily lives, they also provide greater interaction between students and teachers, improving the acquisition of knowledge. Among several practical activities for teaching Biology in school, focusing on food, Botany and environmental education, creating a school garden can be an interesting alternative. Thus, the objective of this study was to promote learning of important subjects in the teaching of Biology - subjects such as food education, use of plants in daily life and sustainability - through the creation of a school garden (Curitiba-PR). The study included the organization of a vegetable school garden and two visits with 30 students for practical activities such as the identification of plants and how they are used. Students answered a questionnaire before and after the activity. When analyzing the answers after the end of the activities, it was noticeable that students already came with a good knowledge on the different subjects taught. After the activities, the questionnaires showed some behavioral changes towards vegetable consumption frequency and the strengthening of some of the addressed topics. Although activities lasted only two months, they had a positive impact on students. The practical Biology classes, provided knowledge in a more dynamic and interactive way, and showed a great interest in this different way of learning Biology. Despite the difficulties, the research was very positive for both students and teachers. Thus, this study showed that using school time as an alternative in teaching Biology stimulates and improves learning. The school garden can be used as an important tool in overcoming difficulties in teaching Biology and can make learning much more efficient and enjoyable. Key words: Biology teaching, school garden, learnin, active methodologies, public school.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65380
    Collections
    • Dissertações [90]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV