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    Estudo de proposta para operacionalizar os equipamentos de informática como instrumentos de ensino aprendizagem nas unidade escolares estaduais de Fazenda Rio Grande e Rio Negro

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    ELCIO JOSUE COLACO.pdf (13.19Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Colaço, Elcio Josue
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho visa verificar o uso dos equipamentos de informática, como instrumento de ensino aprendizagem, nas unidades escolares da rede estadual de ensino, nos Municípios de Fazenda Rio Grande e Rio Negro. Com um breve histórico da origem dos programas de incentivo ao uso do computador como ferramenta educacional e sua evolução. Com isso levar a reflexão sobre o uso da tecnologia (computador) na vida das pessoas, na escola no trabalho e em casa, incentivando o Poder Público a realizar maiores investimentos neste setor educacional. Mapear o número de professores que receberam ou necessitam de preparação para utilizar as novas tecnologias. Descrever os objetivos do programa Paraná Digital por ocasião da implantação das tecnologias, especificamente na escola pública, fazendo um apanhado sabre a importância das novas tecnologias na melhoria da qualidade de ensino e sua relação com as Concepções Pedagógicas Tradicional, Nova, Tecnicista, Construtivista e Contemporâneas a utilização das ferramentas como apoio educacional. Sugerir Políticas Públicas de melhora na qualidade da educação no estado do Paraná com melhor aproveitamento das TICs (Tecnologias de informação e Comunicação). Confrontar as realidades dos Municípios envolvidos na pesquisa, diante dos novos avanços que ocorrem com a utilização do Software livre, redução nos preços do hardware, familiarização gradativa e sua utilidade como ferramenta educacional. No entanto, ainda não há a devida utilização das ferramentas tecnológicas disponibilizadas, tendo em vista que os docentes apresentam limitações para otimizar e racionalizar o usa destes recursos educacionais. Necessitando maiores investimentos, por parte do poder publico, para a efetiva ampliação dos espaços físicos e equipamentos do Ll, sendo também relevante a substituição do acesso à internet pela forma de frequência de rádio por via de fibra ótica, e também oportunizar capacitação e conscientização continuada dos docentes, para a operacionalização do uso das tecnológicas educacionais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65375
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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