Requisitos para organização da gestão da demanda : análise do caso de 8 ítens críticos em novos projetos em uma operadora de telecomunicações
Resumo
Resumo: Gerir a demanda de uma empresa e uma das atividades mais difíceis na cadeia produtiva. A gestão da demanda influencia diretamente nos custos de estoques e nos níveis de serviço prestado os clientes, tanto interne quanto externo. Nos últimos anos a Gestão da Demanda tem migrado para além dos muros das empresas. Em paralelo, a Gestão da Cadeia de Suprimentos tem instituído uma nova forma de competição empresarial baseada na colaboração entre empresas da mesma cadeia. Deste modo, a colaboração tem influenciado a gestão da demanda nas empresas e, consequentemente, na cadeia. O resultado das decisões sobre a demanda influencia diretamente os processos da empresa. Por exemplo, um aumento da demanda pode diminuir os estoques, caso estes estejam altos, ou ainda puxar o aumento de produção, através do aumento da capacidade. Com o aumento de produção pode ser necessária mais serviços de transporte, trazendo maior necessidade de gerenciamento como um todo. Por outro lado, se a demanda diminui pode-se aproveitar o memento para ajustar a carteira de pedidos ou programar uma manutenção nas linhas de produção. Aproveitando-se, portanto, este período de baixa no mercado. Isso tudo depende certamente do adequado planejamento de médio e longo prazo. Como a demanda e incerta, planejar em função destas incertezas e quase uma arte. Mas não e só de talento que os gestores de demanda precisam. São necessárias técnicas e ferramentas que permitam análises e decisões. Na presente monografia mostra-se o papel das técnicas de previsão de demanda e controle de estoques na minimização dos custos, tanto de manutenção de estoques quanto de falta de produtos para o cliente final, utilizando um referencial bibliográfico sobre técnicas de gestão de demanda para que então seja apresentada
a aplicação do estudo em uma empresa de Telecom. Para a aplicação do método, e feito uma análise da situação do processo de vendas da organização e então elaborada uma proposta com o objetivo de integração entre as áreas. A pesquisa também apresenta uma análise dos resultados esperados com a implantação dos métodos propostos.