Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorBueno, Carolina Soarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T16:27:31Z
dc.date.available2022-09-02T16:27:31Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65262
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 92-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a alfabetização matemática. Discutiram-se, na investigação, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada de professores e também potencialidades e desafios para as práticas docentes realizadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental no que se refere à inserção de tecnologia para/nas aulas de matemática. Assim, a formação continuada de professores, os alunos como nativos digitais, a gama de recursos didáticos que podem ser criados com as TIC e as características do processo de alfabetização matemática também são temas que compõe esta pesquisa. A pesquisa mostrou, com o levantamento e análise dos papéis desempenhados por professora e alunos de um curso on-line, que a presença da tecnologia na sala de aula pode proporcionar formas diferentes de interação, comunicação e aprendizado; contudo, para que essa seja uma relação de sucesso, é preciso que o professor esteja preparado para o trabalho com as TIC, quer pela formação inicial, quer pela formação continuada. Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Formação Continuada. Tecnologias de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Master's thesis presents the results of an investigation about some roles that were played in an online training course for teachers on the use of resources of Information and Communication Technologies (ICT) for mathematical literacy. In this research were discussed the use of virtual learning environments in the continuous training of teachers as well as opportunities and challenges for the teaching practices that are carried out in the early years of elementary school using technology in mathematics classes. Thus, the continuous training of teachers, students as digital natives, didatic resources that can be created with ICTs and the characteristics of mathematical literacy process are also topics that were discussed in this research. From the survey and analysis of the roles of teacher and students in an online course, research has shown that the use of technology in the classroom can provide different forms of interaction, communication and learning; however, to make it a successful relationship, it is necessary that teachers receive preparation for work with ICT in initial training and in continuous training. Keywords: Mathematics Literacy. Continuous training. Information and Communication Technologies.pt_BR
dc.format.extent97 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Formaçãopt_BR
dc.titleEducação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples