Aspectos da avaliação: instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de ciências no ensino fundamental II
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Krombauer, Gabriela Camila, 1996-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho refere-se a uma monografia realizada para a obtenção do título de graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e teve como objetivo analisar a concepção de professores de Ciências que atuam no Ensino Fundamental II tem sobre avaliação e os instrumentos avaliativos que estes utilizam, além de investigar outros aspectos que permeiam este campo de estudo, como: a motivação para o uso de tais instrumentos, a forma como analisam os dados de seus alunos e a relação que fazem entre a avaliação e o processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa contou com a participação de três professores de uma escola pública, de um município do oeste paranaense. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise documental. Para a analisar dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos, foi possível constatar que estes professores fazem uso de diversos instrumentos avaliativos, mas que ainda há um pensamento classificatório em torno da avaliação e uma intrínseca relação entre a nota obtida e o que se entende pelo aprendizado do aluno.
Palavras-chave: Avaliação. Instrumentos avaliativos. Ciências. Educação.
Collections
- Bacharelado [52]