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dc.contributor.advisorTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorDegani, Gabriel Luispt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T18:31:57Z
dc.date.available2024-03-01T18:31:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64986
dc.descriptionOrientador : Denise Fukumi Tsunodapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Apresenta um estudo exploratório visando identificar os sentimentos dos torcedores dos três principais clubes do estado do Paraná. Analisa as postagens feitas na rede social Twitter a fim de classificar as publicações como positivas, negativas ou neutras. Investiga a utilização de técnicas de análise de sentimentos dentro de instituições esportivas de maneira estratégica. Desenvolve um fluxo elucidando as etapas de criação das bases de dados, pré-processamento, processamento e pós-processamento dos dados coletados. Utiliza ferramentas como o Microsoft Excel® e a linguagem de programação Python para as etapas de pré-processamento e processamento, além do Orange Canvas e Power BI na etapa de pós-processamento. Aplica os algoritmos de aprendizado de máquina Naïve Bayes, SVM e CART, apresentando resultados satisfatórios na classificação das bases de dados, com taxas de acerto na classificação das instâncias superior a 65% para os três algoritmos utilizados. Evidencia a possibilidade do uso da mineração de opiniões como recurso para analisar o entusiasmo dos torcedores. Recomenda trabalhos futuros de análise de sentimentos em clubes de futebol com o fluxo proposto nesta pesquisa na exploração de outras redes sociais e coleta de maior quantidade de dados.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleAnálise de sentimentos dos clubes paranaenses de futebol na rede social twitterpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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