Análise de sentimentos dos clubes paranaenses de futebol na rede social twitter
Resumo
Resumo : Apresenta um estudo exploratório visando identificar os sentimentos dos torcedores dos três principais clubes do estado do Paraná. Analisa as postagens feitas na rede social Twitter a fim de classificar as publicações como positivas, negativas ou neutras. Investiga a utilização de técnicas de análise de sentimentos dentro de instituições esportivas de maneira estratégica. Desenvolve um fluxo elucidando as etapas de criação das bases de dados, pré-processamento, processamento e pós-processamento dos dados coletados. Utiliza ferramentas como o Microsoft Excel® e a linguagem de programação Python para as etapas de pré-processamento e processamento, além do Orange Canvas e Power BI na etapa de pós-processamento. Aplica os algoritmos de aprendizado de máquina Naïve Bayes, SVM e CART, apresentando resultados satisfatórios na classificação das bases de dados, com taxas de acerto na classificação das instâncias superior a 65% para os três algoritmos utilizados. Evidencia a possibilidade do uso da mineração de opiniões como recurso para analisar o entusiasmo dos torcedores. Recomenda trabalhos futuros de análise de sentimentos em clubes de futebol com o fluxo proposto nesta pesquisa na exploração de outras redes sociais e coleta de maior quantidade de dados.
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- Gestão da Informação [583]