Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiemonte, Mariana da Rocha, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Luiz Tabordapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T14:41:42Z
dc.date.available2020-02-12T14:41:42Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64541
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mariana da Rocha Piemontept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 24/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 39-43pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino em Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de Ecologia no ensino médio é de grande relevância para percepção da complexidade dos fenômenos biológicos que envolvem o meio ambiente, além de fazer parte da formação de cidadãos conscientes, com pensamento crítico e capacidade de interação. Existem diversas metodologias para o ensino de ecologia, aquelas com enfoque mais teórico, através de aulas expositivas, com destaque para a memorização de conceitos, outras com enfoque mais ambientalista, através de aulas de campo. As aulas de campo permitem que os estudantes participem mais ativamente, demonstrando resultados mais satisfatórios na aquisição de conhecimento em relação ao ambiente em que está inserido. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a análise quali e quantitativa da contribuição de metodologias de ensino-aprendizagem, que integram aulas de campo, em ecologia, para a percepção ambiental de estudantes de escola do campo. As metodologias de ensino aplicadas nesta pesquisa foram: aulas expositivas dialogadas, aulas de campo, produção de mapas conceituais e pesquisa de contextualização histórica. Como resultado destaca-se que a maioria dos estudantes afirmaram uma ressignificação na percepção ambiental após a participação na pesquisa. Os resultados evidenciaram ainda que, as aulas de campo quando norteadas por um plano de ensino, que integre diferentes metodologias, são capazes de promover a aprendizagem significativa em ecologia, pois formam um espaço de diálogo, onde o professor torna-se um facilitador da aprendizagem, permitindo ainda a conexão entre os conteúdos estudados e vivência dos mesmos; facilitando a tomada de consciência do ambiente em que os estudantes estão inseridos e auxiliando assim na formação de consciência crítica em relação ao meio ambiente. Palavras-Chave: Ensino Médio. Aulas de Campo. Percepção Ambiental. Mapas Conceituais. Adolescentes. Bloco Teórico. Bloco Prático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teaching of Ecology in high school is of great relevance to the perception of the complexity of biological phenomena that involve the environment, as well as being part of the formation of conscious citizens, with critical thinking and ability to interact. There are several methodologies for teaching ecology, those with a more theoretical focus, through lectures, with emphasis on the memorization of concepts, others with a more environmental focus, through field classes. Field classes allow students to participate more actively, demonstrating more satisfactory results in the acquisition of knowledge in relation to the environment in which it operates. Thus, the present work had as its main objective the quali and quantitative analysis of the contribution of teaching-learning methodologies, which integrate field classes in ecology, to the environmental perception of country school students. The teaching methodologies applied in this research were: dialogued lectures, field classes, production of concept maps and historical contextualization research. As a result it is noteworthy that most of the students affirmed a resignification in the environmental perception after participating in the research. The results also showed that the field classes, when guided by a teaching plan that integrates different methodologies, are able to promote meaningful learning in ecology, as they form a space for dialogue, where the teacher becomes a facilitator of learning, also allowing the connection between the studied contents and their experience; facilitating the awareness of the environment in which students are inserted and thus helping in the formation of critical awareness regarding the environment. Keywords: High School. Field Lessons. Environmental Perception. Concept maps. Teens Theoretical block. Practical block.pt_BR
dc.format.extent57 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEcologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMetodologias para o ensino de ecologia numa escola de campopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples