Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Jocelandia Senapt_BR
dc.contributor.otherPiemonte, Mariana da Rocha, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T21:03:01Z
dc.date.available2019-11-11T21:03:01Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64381
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mariana da Rocha Piemontept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Biologia em Rede Nacional-PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 56-61pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da produção e aplicação de um jogo de tabuleiro moderno sobre metabolismo energético com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Aldo Dallago, localizado na cidade de Ibaiti, PR. Considerando a importância da diversificação de metodologias para a contextualização dos conteúdos e a participação ativa dos educandos nos processos de ensino-aprendizagem, o objetivo principal deste estudo foi analisar a contribuição de um jogo didático na aprendizagem do conteúdo de metabolismo energético por alunos e alunas do ensino médio. A pesquisa utilizou as abordagens quali e quantitativa e foi realizada a partir da aplicação dos questionários pré-teste e pós-teste, antes e após a utilização do recurso didático em sala de aula. A análise qualitativa mostrou que o jogo produzido foi capaz de promover o questionamento, a troca de experiências, o levantamento de dúvidas e a participação proativa dos estudantes em relação ao conteúdo e em relação a seus pares. Quantitativamente foi possível observar que, a média de acertos nos questionários aplicados antes e após a utilização do jogo não foi significativa, uma vez que, a quantidade de acertos no pós-teste foi igual ou inferior ao do pré-teste. Ao analisar a opinião dos estudantes sobre a utilização do jogo didático em sala de aula, verificou-se que o jogo produzido foi capaz de motivar, contextualizar, aumentar o interesse e a compreensão desses estudantes em relação ao conteúdo abordado, indicando que o recurso produzido foi de grande importância no processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao metabolismo energético, uma vez que, possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades como a atenção, a concentração, o levantamento de hipóteses e a socialização. Palavras-chave: metabolismo energético; ensino de Biologia; jogos didáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents the results obtained from the production and application of a modern board game about energy metabolism with students of the 1st year of High School of Aldo Dallago State College, located in the city of Ibaiti, PR. Considering the importance of the diversification of methodologies for the contextualization of contents and the active participation of learners in the teaching-learning processes, the main objective of this study was to analyze the contribution of a didactic game in the learning of the content of energy metabolism by students of the high school. The research used the qualitative and quantitative approaches and was carried out from the application of the pre-test and post-test questionnaires, before and after the use of the didactic resource in the classroom. The qualitative analysis showed that the game produced was able to promote the questioning, the exchange of experiences, the raising of doubts and the proactive participation of the students in relation to the content and in relation to their peers. Quantitatively it was observed that the average of correct answers in the questionnaires applied before and after the use of the game was not significant, since the number of correct answers in the post-test was equal to or less than the pre-test. When analyzing students opinions about the use of the didactic game in the classroom, it was verified that the game produced was able to motivate, contextualize, increase the interest and understanding of these students in relation to the content addressed, indicating that the resource produced was of great importance in the teaching and learning process of concepts related to energy metabolism, given that it allowed development and improvement of abilities such as attention, concentration, hypothesis survey and socialization. Keywords: energy metabolism; Biology teaching; didactic games.pt_BR
dc.format.extent86 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMetabolismo energeticopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleProdução e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples