Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNizer, Marlon Williampt_BR
dc.contributor.otherZaleski, Tânia, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T17:51:44Z
dc.date.available2020-02-12T17:51:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64194
dc.descriptionOrientadora: Dra. Tânia Zaleskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 15/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 34-35pt_BR
dc.description.abstractResumo: A paleontologia no ensino básico, fundamental e médio, é competência em especial das disciplinas de ciências e biologia. Esta ciência apresenta grande importância evolutiva, contribuindo para a compreensão da evolução dos seres vivos e, econômica servindo como guia na extração de combustíveis fósseis, ou através da promoção do turismo paleontológico nas regiões que apresentam afloramentos. Este trabalho identificou os conhecimentos, atividades, práticas disponíveis aos estudantes e professores nos livros didáticos em vigência pelo Programa Nacional de Livros e material Didático (PNLD) disponíveis nas escolas utilizados por estudantes e professores. Dentre os conteúdos abordados no livro didático, destaca-se principalmente menções a fósseis, apesar de dois livros didáticos de ciências não fazerem nenhuma citação à paleontologia. As seis escolas abordadas neste trabalho, apenas uma conta com laboratório de ciências em funcionamento e três delas contam com laboratório de informática funcionamento. Em duas escolas, a biblioteca é utilizada como sala de aula em pelo menos meio período. O trabalho elaborou um guia prático de paleontologia, com nove atividades práticas com foco em metodologia investigativa interdisciplinar sobre paleontologia a fim de serem utilizados por professores para complementar suas aulas, em especial, a professores de ciências e biologia. PALAVRAS-CHAVE Fósseis - Ensino básico - Livros Didáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Paleontology in elementary, middle and high school, is particularly competent in the disciplines of science and biology. This science presents great evolutionary importance, contributing to the understanding of the evolution of living beings, and, economics serving as a guide in the extraction of fossil fuels, or through the promotion of paleontological tourism in counties with outcrops. This work identified the knowledge, activities, practices available to students and teachers in textbooks in effect by the National Book and Textbooks Program (PNLD) available in schools used by students and teachers. Among the contents covered in the didactic book, there are mainly references to fossils, although two science textbooks do not cite paleontology. The six schools covered in this work, only one account with science laboratory in operation and three of them rely on computer lab operating. In two schools, the library is used as a classroom in at least part-time. The paper developed a practical guide to paleontology, with nine practical activities focusing on interdisciplinary research methodology on paleontology in order to be used by teachers to complement their classes, especially to science and biology teachers. KEYWORLDS Fossils - Basic education - Didactic Books.pt_BR
dc.format.extent74 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples