Avaliação do capital humano : proposta de indicadores em empresas comerciais
Resumo
Resumo : A valorização do capital intelectual e da percepção de geração de valor dos intangíveis levou as organizações a visualizarem a necessidade de uma forma de gestão mais adequada do capital humano, criando um esforço no desenvolvimento de metodologias de gestão e mensuração. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral propor um instrumento para avaliar o capital humano em empresas comerciais. Procedeu-se com a proposição de indicadores quantitativos para avaliação de capital humano e a um conjunto de questões para subsidiar uma entrevista semiestruturada para construção de um discurso do sujeito coletivo sobre a avaliação do capital humano. Conforme observado na literatura, a construção de indicadores para avaliar determinados fatores de forma padronizada, em escala e que reflitam a realidade analisada torna-se difícil devido a subjetividade do capital humano. Também verificou-se a necessidade de se realizar uma análise conjunta de vários indicadores para se obter uma visualização mais completa que possa auxiliar a gestão deste fator em uma empresa. A entrevista semiestruturada proposta, em conjunto com a utilização
dos indicadores para avaliação de capital humano construídos, busca informações que baseiam o desenvolvimento de novas ferramentas de gestão.
Collections
- Controladoria [514]